Novos integrantes da Comissão Própria de Avaliação tomam posse

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/11/2019 18h12, última modificação 03/03/2021 18h00
Órgão é responsável pela Autoavaliação Institucional, pesquisa realizada com servidores e estudantes para melhoria e aperfeiçoamento da instituição.
Novos integrantes da Comissão Própria de Avaliação tomam posse

Estiveram presentes representantes dos campi Campos Guarus, Itaperuna, Campos Centro e Quissamã (Foto: Mayhara Barcelos/IFF)

Os novos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) tomaram posse para o mandato 2019-2021, na tarde desta quarta-feira, 13 de novembro, no auditório da Reitoria, com um grande desafio pela frente: mobilizar e ampliar a participação de servidores e estudantes nos processos de avaliação institucional.

A reunião foi conduzida pela diretora de Planejamento Estratégico da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, Alline Moraes, que destacou a importância do trabalho. "Não é fácil, mas é importantíssimo, e são os integrantes da CPA que podem reforçar, fortalecer e fazer crescer esse trabalho".

A CPA é responsável pela Autoavaliação Institucional e pela Avaliação de Cursos cujos resultados e indicadores auxiliam na tomada de decisões e desenvolvimento de ações no Instituto. Alline apresentou as quatro etapas que direcionam o trabalho da Comissão: (1) Planejamento da avaliação - pensar e elaborar a pesquisa por meio da qual serão captadas as informações dos servidores e estudantes; (2) Sensibilização da comunidade acadêmica para participar e execução; (3) Discussão dos resultados e propostas de melhorias; e, por fim, (4) a Comunicação desses resultados.

"Os resultados sinalizam caminhos, então é preciso discutir, priorizar os pontos críticos e envolver as equipes gestoras", ressaltou Alline acrescentando a necessidade de ouvir a comunidade para saber o que ela espera da escola, o que necessita e quais os caminhos para melhorar.

Com representação de docentes, técnico-administrativos e estudantes de todos os campi, além da Reitoria, a Comissão passa a ter um novo perfil a partir de agora - sem as Comissões Locais - (Resolução N.º 30/2019), com o trabalho centrado em um único grupo de forma a aumentar a aproximação entre os membros e fortalecer o relacionamento.

A estudante Katiana Rodrigues, da Licenciatura em Música do Campus Campos Guarus conta que é sua primeira experiência em comissões. "O IFF estimula muito o cumprimento do nosso dever cidadão, de estar atento ao que está acontecendo, de entender como as coisas funcionam e o que é feito. Acredito que tudo é um processo de ensino-aprendizagem", diz.

Para o professor Filipe Garcia Teixeira, do Campus Itaperuna, é importante conhecer os problemas para melhorar e atender as demandas da comunidade. "Buscar ouvir os servidores e estudantes para construir uma instituição mais democrática", enfatizou.

Também presente à reunião, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFF, José Luiz Boynard ressaltou que o trabalho da CPA auxilia a instituição - em seu contexto complexo e plural - provendo dados e informações para direcionar as ações, por isso mobilizar a comunidade acadêmica em sua participação na pesquisa de avaliação é fundamental.

Conheça os novos integrantes pela Portaria N.º 1858/2019.