Fórum

Profissionais e estudantes irão debater o papel da Educação Física

por Comunicação Social da Reitoria publicado 03/05/2019 15h20, última modificação 03/05/2019 17h13
Evento terá oficinas e mesas-redondas. Inscrições estão abertas até o dia 07 de maio.
Profissionais e estudantes irão debater o papel da Educação Física

Evento vai debater a Educação Física e o Esporte. (Foto: Mayhara Barcelos)

O Fórum de Educação Física Escolar e Esportes do IFFluminense será realizado nos dias 09 e 10 de maio de 2019, no auditório Cristina Bastos do Campus Campos Centro. Com o tema “A Educação Física no ensino médio integrado”, o evento visa promover discussões a partir de dois aspectos: um mais geral, sobre o papel da Educação Física na formação dos jovens, para além da prática esportiva; e outro, mais interno, sobre a construção de um currículo padrão para a Educação Física no ensino médio dentro do Instituto.

Para isso, a programação será dividida em duas etapas: no turno da tarde, das 14h às 18h, serão realizadas “imersões” com docentes e estudantes dos 7º e 8º períodos da Licenciatura em Educação Física do IFF para a discussão do currículo.

“A necessidade de discutir um currículo integrado surgiu na Câmara de Esportes do Instituto, que reúne representantes de todas as unidades. Então, o objetivo é construir um documento padrão para a Educação Física no ensino médio do IFF, respeitando as especificidades de cada campus, e que dialogue com a Base Nacional Curricular”, explica Ricardo Gomes Reis, coordenador de Políticas Esportivas. Ele destaca, ainda, a importância de construir um currículo voltado aos interesses dos alunos e de sua vida profissional, “para trabalharmos a Educação Física de acordo com a área de atuação do estudante, de forma que ela também possa auxiliá-lo em sua formação”, acrescenta.

Já no período da noite, das 19h às 22h, serão realizadas as mesas-redondas com convidados de diferentes instituições para debateram os seguintes temas: “Educação Física no ensino médio integrado” e “Esporte como ferramenta formativa dos alunos na Rede Federal”. Entre os convidados estão os professores Juliano Daniel Boscatto, do IF Santa Catarina, e Daniel Teixeira Maldonado, do IF São Paulo. A abertura oficial do evento está marcada para as 19h, do dia 09 de maio, e a programação completa está disponível AQUI.

Os interessados em participar das atividades noturnas devem se inscrever no endereço eletrônico cref.inscricoes.iff.edu.br, até o dia 07 de maio. A expectativa dos organizadores é de receber cerca de 100 pessoas entre coordenadores e professores dos cursos técnicos do IFF, profissionais da área do Instituto, Faetec e município de Campos-RJ, bem como estudantes da Licenciatura em Educação Física do IFF.

“O Fórum será uma oportunidade de podermos contribuir e debater com os colegas da área e a sociedade sobre a importância da Educação Física no ensino médio integrado; e de compartilhar informações sobre currículo e esportes enquanto ferramenta de formação”, ressalta Ricardo.

O evento tem organização da Diretoria de Desenvolvimento de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas do IFF, junto com a Câmara de Esportes, a Escola de Formação e o Curso de Licenciatura em Educação Física.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents