Tecnologia na educação

Vídeo auxilia professores na produção de aulas e material pedagógico utilizando novas ferramentas educativas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/08/2020 19h45, última modificação 10/08/2020 11h22
O vídeo está disponível para todos os interessados e faz parte do processo de elaboração de um curso de qualificação para estudantes da EJA a ser ofertado em breve.

No vídeo, professor fala de três processos para auxiliar na gravação de uma videoaula: roteirização, gravação e edição.

O mundo inteiro foi surpreendido pela crise que a pandemia da Covid-19 gerou. Com a educação não foi diferente. De uma hora para outra, as pessoas foram isoladas em suas casas e o processo educativo ficou dependendo dos links de internet aos quais nem sempre todos têm acesso. Na educação profissional, a diversidade de cursos e públicos atendidos gera ainda mais insegurança.

Pensando em todas essas questões, um grupo de educadores do Instituto Federal Fluminense (IFF) passou a se reunir semanalmente, desde junho, para pensar o alcance das tecnologias aos diferentes públicos e, especialmente, entre aqueles que têm no próprio uso das ferramentas seus desafios.

Assim, surgiu a ideia da oferta de um curso de qualificação profissional para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Campos dos Goytacazes-RJ focado em empreendedorismo e tecnologias, em parceria com a Prefeitura Municipal, a ser divulgado em breve.

Como um primeiro resultado do processo de elaboração da proposta, o grupo de trabalho produziu um vídeo explicativo no qual o professor do IFF Campus Maricá, Franklin Medrado, auxilia na produção de aulas e material pedagógico para a promoção da aprendizagem dos estudantes usando as mídias sociais e digitais (Assista).

Mais do que dicas sobre tempo, luz e vocabulário, o professor usa a reflexão sobre a prática pedagógica em sintonia com a área e natureza dos conhecimentos para oferecer os recursos que mais potencializam a comunicação a distância.

De acordo com Franklin, o objetivo do vídeo é auxiliar os professores no processo de criação de seus materiais educativos, em ações que considerem a ponte entre o que eles já realizam e o universo virtual/digital, bem como motivá-los a se aventurarem nesse mundo virtual que carece de pessoas que entendam, na prática, a realidade da sala de aula.

“A partir das reflexões deste grupo, concluímos que as ferramentas tecnológicas que possibilitam contato entre professores e alunos são apenas parte da solução para o problema da falta de contato presencial. O mais difícil o professor já sabe fazer que é preparar sua aula, organizando os conteúdos de maneira a criar uma narrativa que faça sentido para o estudante, consequentemente criando condições para que a aprendizagem ocorra”, explica Franklin que tem um canal no Youtube e se baseou tanto em sua trajetória como docente quanto em sua experiência com produção de vídeos e redes sociais para realizar o vídeo.

Segundo a coordenadora do projeto e assessora pedagógica da Pró-reitoria de Ensino do IFF (Proen), Heise Aires Arêas, embora seja o primeiro fruto desse trabalho, poderá contribuir para o exercício docente nesse momento desafiador. “Mais do que isso, as reflexões deste trabalho nos fizeram reconstruir nossas perspectivas de vínculo, proximidade e de construção do conhecimento”, diz.

“Esperamos que a prática educativa seja influenciada por essas reflexões de ampliação da sala de aula, do papel do educador, da promoção do desenvolvimento dos estudantes pelas trocas possíveis com as novas ferramentas. A inovação na educação está além das ferramentas disponíveis, está nas novas possibilidades de uso das ferramentas, em entender o fenômeno educativo, seus significados e a diversidade de interações possíveis.”, acrescenta Heise.

O vídeo desenvolvido e disponibilizado compõe a produção do Grupo de Trabalho multicampi e multidisciplinar do IFF: Heise Aires Arêas (Pró-reitoria de Ensino), Saionara Rosa da Cruz (Diretoria de Políticas da Educação da Proen), Breno Fabrício Terra (Centro de Referência - Proen), Georgia Maria Mangueira de Almeida (Campus Santo Antônio de Pádua), Fabrício Barros Gonçalves (Campus Bom Jesus do Itabapoana), Henrique Rego Monteiro da Hora (Diretoria de Internacionalização e Inovação da Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação), Thiago Tadeu (Campus Campos Guarus), Franklin Medrado (Campus Maricá) e a equipe da Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes.