Congresso

X Confict e III CONPG são encerrados com premiação dos melhores trabalhos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 02/07/2018 19h23, última modificação 04/07/2018 11h32
Pelo IFFluminense, 24 trabalhos científicos receberam premiação e menção honrosa.
X Confict e III CONPG são encerrados com premiação dos melhores trabalhos

Bolsistas e orientadores do IFFluminense durante premiação

O encerramento do X Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e do III Congresso Fluminense de Pós-graduação (CONPG), promovidos pelo IFF, UFF e Uenf, foi marcado pela cerimônia de premiação dos melhores trabalhos nas categorias banner e apresentação oral, na noite de sexta-feira, dia 29 de junho, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Pelo IFFluminense, foram apresentados pelos estudantes, ao longo do evento, 147 trabalhos de iniciação científica e 90 projetos dos cinco programas de Pós-graduação. Destes, 24 trabalhos foram premiados pelo 1.º lugar e receberam menção honrosa pela segunda colocação. O prêmio para os primeiros colocados foi uma poupança no valor de 150 reais.

A estudante Ranna Ambrosio, do 7.º período da Licenciatura em Matemática do Campus Campos Centro, conquistou o 1.º lugar na categoria de Ciências Exatas e da Terra, pela apresentação oral do trabalho “Uso da impressão 3D como auxiliar no processo de ensino e aprendizagem no IFFluminense”, orientado pela professora Lívia Azelman.

De acordo com a estudante e sua orientadora, o projeto visa à elaboração de recursos e propostas metodológicas, utilizando material concreto fabricado em impressora 3D, que contribui significativamente para o ensino da Matemática. “Estou muito feliz de ver que o trabalho que a gente tem desenvolvido está rendendo frutos e tendo um reconhecimento dessa magnitude”, ressalta Ranna.

A premiação foi precedida pela mesa de encerramento, composta pelo reitor da Uenf, Luis Passoni, pela representante da UFF, professora Graciela Profeta, e pelo reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, que agradeceu a organização do evento e destacou a participação expressiva dos estudantes. “A Ciência e a Tecnologia são elementos necessários para um Brasil grande e autônomo, para um Brasil para todos”, afirmou o reitor, ressaltando a importância da união entre as três instituições: “O que nós queremos é formar pessoas competentes para serem transformadas e para transformar o nosso país”.

A cerimônia de encerramento do X Confic e III CONPG ainda contou com a apresentação do grupo vocal Freesom, do IFFluminense, que animou o auditório lotado do Centro de Convenções com um repertório variado.

Na parte da tarde, o professor Aldo Zarbin, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), proferiu a palestra intitulada “O fazer Ciência em 10 palavras” ou “de onde vem, mesmo, o conhecimento?”. O palestrante discorreu sobre as palavras e características que devem nortear o “fazer Ciência”: Criatividade; Inspiração; Sagacidade; Sabedoria; Simplicidade (no fazer e no agir); Ética; Oportunidade, Representatividade (Associações de Classe, Sociedade Científica); e Paixão (ou diversão).

Confira AQUI a listagem de premiados no X Confict.

Confira AQUI os trabalhos do IFFluminense premiados no III CONPG.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents