PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Você está aqui: Página Inicial > Tecnologia da Informação e Comunicação > Dicas de TI > [DICAS DE TI] Como navegar na internet de forma segura

[DICAS DE TI] Como navegar na internet de forma segura

por Rebeca Campanha publicado 17/10/2018 11h46, última modificação 17/10/2018 11h47

A Internet é uma ferramenta essencial para a realização das mais rotineiras tarefas do cotidiano dos servidores do IFFluminense, por este motivo e pelo fato de passarmos grande parte do nosso tempo utilizando esta ferramenta para os mais diversos assuntos é que devemos levar para o ambiente virtual os mesmos cuidados e preocupações que temos no dia a dia. 

Na tentativa de reduzir os riscos durante a navegação na internet, a DGTI orienta algumas dicas úteis para se proteger de fraudes e navegar de forma segura:

  1. Mantenha seu computador atualizado e protegido: Verifique se seu computador ou dispositivo móvel possuem sistema operacional e antivírus atualizados e sistemas de proteção, como firewall pessoal, ativados. Em caso de dúvidas, solicite ajuda da equipe de TI do seu campus para garantir a proteção de sua máquina.
  2. Use navegadores confiáveis: Todos os principais browsers que permitem acesso à internet têm atualizações automáticas que oferecem mais proteção contra sites utilizados em golpes de phishing e vírus.
  3. Cuidado com links maliciosos: Evite clicar em links recebidos por e-mail ou por mensagem instantânea, principalmente se o remetente for desconhecido.
  4. Verifique se o site oferece comunicação segura: Ao acessar sites que solicitem autenticação via usuário e senha, verifique se é oferecida uma conexão segura no formato "https://www.exemplo.com.br".
  5. Tenha cuidado ao utilizar redes sem fio públicas: As redes sem fio públicas, isto é, aquelas que não exigem autenticação para se conectar, são locais inseguros, portanto, evite utilizá-las para acessar o Internet Banking, contas de e-mail, sistemas governamentais ou institucionais.
  6. Cuidado ao compartilhar notícias e informações: identificar uma notícia falsa é fundamental para não propagar dados incorretos ou mentiras, portanto, antes de compartilhar uma informação, sempre confira fonte, autoria, data de publicação, texto completo e consulte outras fontes.


Para informações mais detalhadas, a DGTI disponibiliza aqui uma seção com diversas dicas para uma navegação mais consciente e segura.

registrado em: