PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação

1. Apresentação

O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), de natureza consultiva e propositiva, foi um órgão colegiado vinculado à Reitoria e possuía atuação autônoma, no âmbito de sua competência, em relação aos demais conselhos e órgãos colegiados existentes no IFFluminense. Tal comitê foi instituído pela Portaria nº 686 de 26 de maio de 2017 e era responsável por alinhar as ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com os objetivos estratégicos do instituto constantes no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), além de auxiliar na seleção e priorização dos projetos de TIC a serem atendidos, recomendando, sempre que necessário, atualizações e ajustes nos mesmos.

Este comitê atendia às orientações da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SLTI/MPOG) e do Sistema de Administração e Recursos de Informação e Informática (SISP), bem como as boas práticas de Governança de TI.

2. Atribuições e Competências

Suas atribuições e competências eram:

1. Analisar, supervisionar e priorizar, em conformidade com as Políticas do Instituto Federal Fluminense e de seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação os projetos estratégicos de TIC, incluindo as particularidades e projetos de cada campus e reitoria;
  2. Auxiliar na definição de padrões de integração, qualidade e da própria política de segurança da informação;
  3. Propor a criação de grupos de trabalho e/ou subcomitês para auxiliarem as decisões do comitê, definindo seus objetivos, composição, regimento e prazo para conclusão de seus trabalhos, quando for o caso.

3. Composição e Membros

O Comitê, presidido pelo representante da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação, era composto pelas representações das áreas de negócio do instituto, sendo:

• Um representante da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação;
  • Um representante da Pró-Reitoria de Administração;
  • Um representante da Pró-Reitoria de Desenvolvimento da Convivência Humana;
  • Um representante da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional;
  • Um representante da Pró-Reitoria de Ensino;
  • Um representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação;
  • Um representante da Diretoria de Comunicação;
  • Um representante da Diretoria de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas;
  • Dois representantes dos campi do IFFluminense, indicados pelo Colégio de Dirigentes.

Os membros do CGTIC, designados pela Portaria nº 456 de 28 de março de 2019, eram:

Membros do CGTIC
Área de Negócio Membro
Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação Ronaldo Amaral Santos
Pró-Reitoria de Administração Ursula Maria Soares Faria
Pró-Reitoria de Desenvolvimento da Convivência Humana Fillipi Azevedo da Silva
Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional José Luiz Sanguedo Boynard
Pró-Reitoria de Ensino Marcelo Peçanha Sarmento
Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação Simone Vasconcelos Silva
Diretoria de Comunicação Juliana Lima Gomes Cardoso
Diretoria de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas Carlos Marcio Viana Lima
Representante 1 do Colégio de Dirigentes do IFFluminense Michelle Maria Freitas Neto