PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Processo de Gestão de Demanda de Projetos de TI

1. Objetivo do Processo

Segundo o Guia PMBOK® - Quinta Edição, projeto é um esforço temporário, isto é, com início e término definidos, empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Diante disso, o objetivo do referido processo é de apresentar o fluxo de gestão de demandas de projetos de TI que se inicia com o surgimento de uma requisição, passando pela sua análise, seguido pela mensuração, priorização e autorização para execução e culminando na atualização de informações do Portfólio de Projetos de TI.

 

2. Atividades do Processo

As atividades básicas do processo consistem em:

  • Analisar e mensurar cada requisição de demanda realizada;
  • Avaliar, priorizar e autorizar, em nível estratégico, o projeto analisado;
  • Divulgar as informações do projeto autorizado para as partes interessadas, mantendo o Portfólio de Projetos de TI atualizado;

 

3. Diretrizes para o Processo

As diretrizes básicas para este processo constituem-se em:

  • Os projetos requisitados deverão ser avaliados, priorizados e autorizados pelo Comitê Gestor de TI devidamente nomeado e instituído por Portaria Interna;
  • O Portfólio de Projetos de TI, deve estar disponível publicamente para todos acessarem;
  • Toda requisição de demanda de TI deverá seguir o fluxo apresentado no diagrama deste processo;
  • Toda requisição de demanda de TI deverá ser realizada mediante abertura de chamado na Central de Serviços de TI, no endereço http://centraldeservicos.iff.edu.br ou pelo e-mail suporte.ti@iff.edu.br.

 

4. Termos técnicos utilizados

As definições abaixo foram transcritas ou baseadas no Guia PMBOK® e no glossário ITIL® de Português do Brasil:

  • Portfólio de Projetos de TIC: um agrupamento de projetos, programas, subportfólios e operações gerenciados como um grupo para tornar mais eficiente e eficaz o atingimento de objetivos estratégicos de uma organização. Os projetos ou programas do portfólio podem não ser necessariamente interdependentes ou diretamente relacionados.
  • Catálogo de Serviços de TIC: um banco de dados ou documento estruturado com informações sobre todos os serviços de TI de produção, incluindo aqueles disponíveis para implantação. O Catálogo de Serviços é parte do portfólio de serviço e contém informações sobre dois tipos de serviço de TI: serviços voltados para o cliente que são visíveis para o negócio e serviços de suporte requeridos pelo provedor de serviço para entregar serviços voltados para o cliente;
  • Documento de Oficialização de Demanda de Projeto: documento que formaliza a solicitação da demanda do requisitante, além de dar ciência aos responsáveis das áreas afins sobre a existência e necessidade do projeto.
  • Escritório de Governança e Projetos de TI: uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos, e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas, e técnicas. As responsabilidades de um PMO podem variar, desde o fornecimento de funções de apoio ao gerenciamento de projetos até a responsabilidade real pelo gerenciamento direto de um ou mais projetos.
  • Comitê Gestor de TIC: instituído pela Portaria nº 686, de 26 de maio de 2017, é responsável por auxiliar o alinhamento das ações de Tecnologia da Informação com os objetivos estratégicos do Instituto, em atendimento ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFF, além de definir a priorização dos projetos a serem atendidos, recomendando, sempre que necessário, atualizações e ajustes nos projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação. Este Comitê atende as orientações da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – SLTI/MPOG e do Sistema de Administração e Recursos de Informação e Informática – SISP, bem como as boas práticas de Governança de TI. Sua natureza é consultiva e propositiva, responsável pelo assessoramento e acompanhamento da execução das Políticas de Tecnologia de Informação e Comunicação Institucional do IFF, observada a legislação pertinente, sendo também de sua competência analisar, supervisionar e priorizar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação os projetos estratégicos de TI, incluindo as particularidades e projetos de cada campus e Reitoria.

 

5. Processo Gestão de Demandas de Projetos de TI

O processo de Gestão de Demanda de Projetos de TI cuida do conjunto de tarefas em que novos projetos são identificados, analisados, selecionados, priorizados e aprovados considerando o seu alinhamento às políticas institucionais, os limites orçamentários, a disponibilidade de recursos e os riscos operacionais. O diagrama que descreve suas atividades utiliza a Business Process Model And Notation™ (BPMN™) e está apresentado a seguir.

 

5.1 Diagrama do Processo

Diagrama do processo de gestão de demanda de projeto de TIC

Para informações detalhadas sobre o fluxo do processo clique na figura acima

5.2 Descrição das atividades do processo

O processo de Gestão de Demanda de Projetos de TI contem três subprocessos que serão detalhados nas próximas seções, sendo eles Análise, Priorização e Comunicação. Para conhecer cada um deles, clique no link do respectivo subprocesso.

 

 

6. Papéis e Responsabilidades

PapelResponsabilidades
Área Requisitante
  • Realizar solicitações para a área de TI no âmbito do IFFluminense;
  • Elaborar Documentos de Oficialização de Demanda de Projetos, contendo as informações necessárias para análise, seleção, priorização e aprovação;
  • Fornecer conhecimentos e instruções acerca da visão, regras e requisitos do negócio, bem como os aspectos funcionais da solução;
  • Fornecer informações legais;
  • Estar disponível para prestar esclarecimentos e complementações durante o processo.
Área Técnica de Tecnologia da Informação
  • Analisar viabilidade técnica de execução dos projetos solicitados.
  • Participar da etapa de Mensuração e Classificação do projeto, emitindo parecer de avaliação da demanda visando fornecer subsídios para o subprocesso de Priorização.
Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Analisar, supervisionar e priorizar, em conformidade com as Políticas do Instituto Federal Fluminense e de seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação os projetos estratégicos de TI, incluindo as particularidades e projetos de cada campus e reitoria;
  • Deliberar acerca de critérios de seleção dos projetos;
  • Deliberar acerca da priorização dos projetos no Portfólio;
  • Deliberar acerca de revisões do Portfólio de Projetos de TI.
Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação
  • Revisar os pareceres referentes aos projetos candidatos;
  • Manifestar parecer sobre viabilidade técnica dos projetos;
  • Apoiar o processo de gestão de portfólio resolvendo impasses e apoiando na resolução de riscos e problemas;
  • Priorizar projetos internos de TI.
Escritório de Governança e Projetos de Tecnologia da Informação
  • Apoiar o Diretor da DGTI em processos decisórios;
  • Apoiar o Gerente de Projetos na execução de suas atividades;
  • Desenvolver, manter e controlar a Metodologia de Gestão de Demanda de Projetos de TI;
  • Escalar problemas e questões relacionadas a conflitos no Portfólio de Projetos e outras ações que exijam a convocação do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação – CGTI;
  • Garantir a disponibilidade de informações acerca do Portfólio de Projetos;
  • Gerir o Portfólio de Projetos;
Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação
  • Avaliar todas as solicitações cadastradas.
  • Realizar a triagem entre as demandas que a Central de Serviços tem capacidade de resolver e as que devem ser encaminhadas para o EGPTI ou para a Coordenação responsável.
  • Executar chamados de sua competência.

  

7. Referências

Axelos. Glossário e abreviações ITIL. 2012. Disponível em: <https://www.axelos.com/Corporate/media/Files/Glossaries/ITIL_2011_Glossary_BR-PT-v1-0.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2017.

Metodologia de Gerenciamento de Portfólio de Projetos do SISP (MGPP-SISP). Versão 1.0, 2013.

Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP – MGP-SISP. Versão 1.0, 2011.

PMI – Guia PMBoK – Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, 5ª Edição, 2013.

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO – 13ª REGIÃO. Modelo de Gerenciamento de Portfólio e Projetos. Versão 2.6, 2016. Disponível em: <https://www.trt13.jus.br/institucional/governanca/projetos-e-servicos/processos-de-tic/gerenciamento-de-projetos-e-portfolio-de-tic/TRT13PBEGPTICMetodologia_v02r08.pdf> Acesso em: 25 de agsto de 2017

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO – 14ª REGIÃO. Modelo de Gestão de Portfólio de Projetos de TIC. Versão 1.0, 2015. Disponível em: <http://www.trt14.jus.br/documents/10157/6304734/MetodoGestaoPortfolioTI.pdf>. Acesso em: 25 de agosto de 2017.