Você está aqui: Página Inicial > Tecnologia da Informação e Comunicação > Gestão de Processos de TI > Processos de Gerenciamento de Serviços de TI

GESTÃO DE PROCESSOS DE TIC

1. Apresentação

De acordo com o Guia BPM CBOK®, um processo é uma sequência de atividades e comportamentos que podem ser executados por humanos ou máquinas visando a alcançar um resultado.

Como o aprimoramento dos processos organizacionais consiste numa ação de gestão fundamental, a DGTI vem utilizando, a fim de atender a esta possibilidade, o conceito de Gerenciamento de Processos de Negócio, que se caracteriza basicamente pela integração de estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes por meio do foco em seus processos.

 

2. Processos de Gerenciamento de Projetos

Segundo o PMBOK®, Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas para a execução de projetos de forma eficiente e eficaz. Tal gerenciamento trata-se, portanto, de uma necessidade imprescindível para a DGTI, pois permite que os resultados dos projetos de TI estejam alinhados aos objetivos estratégicos institucionais.

A seguir são explicitados todos os Processos de Gerenciamento de Projetos de TI, e para acessar um determinado processo clique no seu nome.

 

Relação de Processos de Gerenciamento de Projetos de TI Mapeados
Processo
Gestão de Demanda de Projetos de TI

 

3. Processos de Gerenciamento de Serviços de TI

Segundo a ITIL®, Gerenciamento é uma estrutura de políticas, processos e funções que visam a atender os objetivos de uma empresa. Nesse sentido, o Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação constitui-se num conjunto de habilidades organizacionais que fornecem valor a seus clientes/usuários na forma de serviços no âmbito da TI.

A seguir são explicitados todos os Processos de Gerenciamento de Serviços de TI, e para acessar um determinado processo clique no seu nome.

 

Relação de Processos de Gerenciamento de Serviços de TI
Ciclo de VidaProcesso
Estratégia de Serviço-
Desenho de ServiçoGerenciamento de Catálogo de Serviços
Transição de Serviço-
Operação de Serviço-
Melhoria Contínua de Serviço-

 

4. Processos de Negócio de Serviços de TI

A seguir são explicitados todos os Processos de Negócios de Serviços de TI, e para acessar um determinado processo clique no nome da Atividade/Tarefa correspondente.

 

Relação de Processos de Negócio de Serviços de TI
MacrosserviçoServiço de TIAtividade/Tarefa
Serviços WebPortais de EventosAlterar conteúdo/layout
Solicitar portal
Sistemas AdministrativosDocumento EletrônicoConceder perfil
Processo EletrônicoConceder perfil