PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Manual de Configuração do eduroam no macOS

Introdução

Este documento visa auxiliar na instalação de certificado para acesso a rede Wi-Fi eduroam em dispositvos com sistema operacional macOS.

• Sistema Operacional macOS
  • Possuir idIFF (Identificação Unificada)

Procedimentos para instalação do certificado

Para instalar o certificado e estar apto a se autenticar na rede sem fio eduroam, utilizando o sistema operacional macOS, siga as orientações abaixo.

1- Acesse a página do eduroam por meio do endereço https://cat.eduroam.org/?lang=pt# e clique em eduroam user para fazer download do instalador.

eduroam-macos-1

2- Na caixa que se abrirá, escolha IFF - Instituto Federal Fluminense como sua instituição de origem. Caso não encontre na listagem, digite o nome da instituição no campo de busca.

eduroam2

3- Neste momento será possível fazer download do instalador. Verifique se a versão do instalador é para o sistema operacional macOS e clique em Download your eduroam installer.

eduroam-macos-3

4- Aguarde o término do download. Ele será salvo em seu computador com o nome eduroam-OS_X-I-IFF.mobileconfig

eduroam-macos-4

5- Após terminar o download, a instalação será iniciada automaticamente. Clique em Continuar para prosseguir.

eduroam-macos-5

6- Ao ser iniciada a instalação será exibida uma tela solicitando Nome do usuário e senha. Informe-os com o seguinte padrão:

• Usuário: CPF@iff.edu.br (ex.: 12345678900@iff.edu.br)
  • Senha: sua Identificação Unificada (idIFF)

eduroam-macos-6

7- Neste momento será exibida uma tela solicitando autenticação do usuário da máquina para que o sistema possa instalar o perfil do eduroam. Informe os dados solicitados e clique em OK para continuar.

eduroam-macos-7

8- Ao finalizar a instalação será exibida uma tela com informações sobre o certificado instalado.  Tendo realizado a instalação do certficado você estará apto a se conectar na rede sem fio eduroam em qualquer instituição em que a mesma estiver disponível.

eduroam-macos-8