PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

SUAP - Módulo de Assistência Estudantil

A quem devo solicitar permissão de acesso para utilizar o módulo?

Para solicitar acesso ao sistema, entre em contato com o cliente interno responsável pelo mesmo, ou seja, a Diretoria de Desenvolvimento de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas (DIPECE).

O aluno precisa anexar toda documentação para cada programa ou auxílio em que se inscrever?

Depende. Os documentos anexados pelo aluno no momento do cadastro da caracterização socioeconômica e da inscrição servirão para todos os programas de um mesmo edital por um período de 11 meses, não sendo necessário enviá-los novamente para cada inscrição posterior à primeira.

Caso a resposta do aluno mude de uma inscrição para outra, ainda que seja dentro de um mesmo edital, será necessário anexar novo documento comprobatório.

Caso a inscrição seja para um programa ou auxílio em outro edital, será necessário anexar novamente a documentação solicitada.

Como faço para incluir alunos nos programas?

Primeiro é necessário que o programa esteja cadastrado em Serviço Social → Programas. Também é preciso cadastrar uma oferta para seu campus e o período correspondente. Este cadastro é realizado pelas pessoas com permissão de Coordenador de Atividades Estudantis Sistêmico no SUAP, acessando o menu Serviço Social → Programas → Ofertas → Assistência Estudantil. Para verificar quem pode cadastrar esta oferta, entre em contato com a DIPECE.

Para os programas Auxílio Transporte e Moradia com Alojamento não é necessário cadastrar a oferta do campus, pois o valor utilizado para gerar folha de pagamento é informado no momento em que a participação do aluno é efetivada.

Após cadastrar o programa, é necessário adicionar um edital em Serviço Social → Programas → Editais e em seguida abrir o período de inscrição em Serviço Social → Programas  Períodos de Inscrição para que os alunos possam realizar sua inscrição.

O gerenciamento das inscrições é feito em Serviço Social → Programas  Inscrições, local onde deve ser registrada a entrega da documentação dos alunos.

Por fim, acesse o programa através de Serviço Social > Programas, clique na lupa e na tela seguinte clique no botão Gerenciar Participações. Os alunos inscritos e que tiveram a entrega da documentação registrada aparecerão com a opção Adicionar Participação.

Como posso editar dados financeiros de alunos em auxílios e programas de assistência estudantil?

Para editar dados financeiros dos alunos em auxílios e programas de assistência estudantil entre no menu SUAP  Ensino → Alunos e Professores → Alunobusque o nome do aluno desejado, abra a tela deste aluno e clique em Dados Bancários.

Como posso gerar folha de pagamento dos programas de assistência estudantil?

Para os programas Permanência IFF, NEE, Auxílio Moradia e Alimentação em Pecúnia, antes de gerar a folha de pagamento é necessário cadastrar uma oferta para seu campus e o período correspondente. Este cadastro é realizado pelas pessoas com permissão de Coordenador de Atividades Estudantis Sistêmico no SUAP, acessando o menu Serviço Social → Programas → Ofertas → Assistência Estudantil. Para verificar quem pode cadastrar esta oferta, entre em contato com a DIPECE.

Para os programas Auxílio Transporte e Moradia com Alojamento não é necessário cadastrar a oferta do campus, pois o valor utilizado para gerar folha de pagamento é informado no momento em que a participação do aluno é efetivada.

Após os cadastros prévios terem sido realizados, acesse Relatórios → Programas → Folha de Pagamento para gerar a folha de pagamento dos programas, citados neste tópico.

Como posso gerar folha de pagamento dos auxílios de assistência estudantil?

O valor utilizado para gerar a folha de pagamento dos auxílios deve ter sido informado no menu SUAP Coordenação → Auxílios, no momento de concessão dos mesmos.

Atualmente, estão disponíveis no SUAP: Auxílio de Apoio Emergencial de Permanência e Auxílio para Participação em Evento e para gerar suas respectivas folhas de pagamento acesse o menu SUAP Relatórios → Auxílios → Folha de Pagamento.

Para verificar a possibilidade de cadastrar outros auxílios, entre em contato com a DIPECE.

Como posso gerar folha de pagamento das bolsas acadêmicas?

Antes de gerar a folha de pagamento para bolsas acadêmicas é necessário cadastrar um valor para o período e o campus correspondente. Este cadastro é realizado pelas pessoas com permissão de Coordenador de Atividades Estudantis Sistêmico e Coordenador de Atividades Estudantis no SUAP, acessando o menu Coordenação → Valores da Bolsa. Para verificar quem pode realizar este cadastro, entre em contato com a DIPECE.

Após os cadastros prévios terem sido realizados, acesse Relatórios  Bolsas  Folha de Pagamento para gerar a folha de pagamento das bolsas acadêmicas.

Sou aluno, como posso acessar o SUAP para me candidatar a bolsas e auxílios?

Primeiramente é necessário criar uma Identificação Unificada (idIFF). Veja como obter idIFF ou gerar uma nova senha. Imediatamente após a criação ou alteração do seu idIFF já é possível utilizar o SUAP. Para isso acesse http://suap.iff.edu.br/ e autentique-se utilizando sua matrícula e senha idIFF.

Precisa de ajuda?

Clique aqui para acessar o Catálogo de Serviços de TIC e conhecer detalhes sobre o serviço.