PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Contas de E-Mail

por Rebeca Campanha publicado 07/08/2018 12h14, última modificação 03/12/2018 09h39

Quem pode solicitar a criação de uma conta de e-mail institucional?

Aposentados, docentes, estagiários, pensionistas, TAEs e terceirizados.


Como criar uma conta de e-mail institucional?

Após conhecer o número da sua matrícula SIAPE, basta dirigir-se à Coordenação de TI do seu campus e solicitar a criação da conta de e-mail.

Em caso de terceirizados, que não possuem matrícula SIAPE, será necessário que sua chefia imediata solicite a criação de uma conta de e-mail por meio da abertura de um chamado na Central de Serviços.


Sou servidor em cooperação técnica no IFFluminense e não foi possível criar meu e-mail institucional pela TI do meu campus de exercício, como devo proceder?

Verifique junto à  Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da Reitoria se seu cadastro no SUAP está completamente preenchido com informações sobre seu campus de lotação, campus de exercício e setor. Caso seu cadastro esteja incompleto, solicite que a DGP repasse estas informações à DGTI para que seu cadastro no SUAP seja atualizado e seja possível a criação de seu e-mail.


Existe algum padrão para criação do nome de usuário da conta de e-mail institucional?

O nome de usuário das contas de usuário individual de e-mail deverá obedecer ao padrão prenome.sobrenome@iff.edu.br conforme normas definidas no documento de referência Padrão de Formação de Endereços de Correio Eletrônico Caixas Postais Individuais – ePing.


Esqueci a senha do meu e-mail ou desejo alterá-la, como devo proceder?

É possível alterar a senha da sua conta de e-mail institucional por dois meios:

  1. Acessando o SUAP, na opção Tec. da Informação→E-mail→Trocar Senha.
  2. Por meio do próprio webmail institucional, na opção Configurações→Senha.

 

Meus campi de exercício e de lotação são diferentes, como posso participar das listas de e-mail de ambos os campi?

Os servidores componentes das listas de e-mail institucional devem ser incluídos de forma automática nas mesmas com base em seu campus de exercício, entretanto, servidores em exercício em campus distinto ao de lotação poderão solicitar ao administrador do serviço, por meio da abertura de um chamado na Central de Serviços, sua inclusão nas respectivas listas do seu campus de lotação

 

O espaço da minha conta de e-mail está se esgotando, o que devo fazer?

As contas de e-mail padrão possuem uma quota de 2GB, portanto, se o espaço da sua conta estiver se esgotando, é necessário excluir mensagens antigas da Caixa de Entrada, Enviados, Spam e Lixeira.

Casos excepcionais podem ser avaliados e passíveis de upgrade, desta forma servidores em cargo de gestão, e responsáveis por contas de e-mail departamentais podem requisitar o aumento da quota por meio da abertura de chamado na Central de Serviços.

 

Como posso configurar minha conta de e-mail no celular ou em outro cliente?

Para configurar a conta de e-mail institucional no celular ou em outro cliente, inclusive para receber as mensagens em outra conta de webmail pessoal, basta utilizar as informações abaixo:

  • Protocolo: IMAP
  • Servidor IMAP: mail.iff.edu.br
  • Porta: 143
  • SSL: STARTTLS
  • Servidor SMTP: mail.iff.edu.br
  • Porta: 587
  • SSL: STARTTLS

 

Precisa de Ajuda?

Clique aqui para acessar o Catálogo de Serviços de TIC e conhecer outros detalhes.