PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Você está aqui: Página Inicial > Tecnologia da Informação e Comunicação > Perguntas frequentes > Identificação Unificada (idIFF)

Identificação Unificada (idIFF)

por Rebeca Campanha publicado 01/08/2018 13h53, última modificação 03/08/2018 13h08

O que é o idIFF?

O idIFF é a identificação unificada para os servidores e alunos do IFFluminense, isto é, um serviço de unificação de senhas de acesso a diversos sistemas, tais como SUAP, Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), Periódicos da CAPES e redes sem fio institucionais wIFF, wIFF_academica e eduroam. Clique aqui para acessar o Catálogo de Serviços de TIC e conhecer mais detalhes e ver uma lista completa de este serviço e que podem ser acessados utilizando sua Identificação Unificada.

 

Quem pode ter um idIFF?

O idIFF está disponível para todos os servidores ativos e alunos matriculados, sejam eles de nível técnico, graduação ou pós graduação.

 

Como obter idIFF ou gerar uma nova senha?

Para criar uma Identificação Unificada (idIFF) basta o usuário possuir e-mail institucional, se for servidor, ou e-mail cadastrado no Sistema Acadêmico, se for aluno e informar seus dados na página web do serviço.  

Clique aqui para ver o tutorial que detalha como obter o idIFF ou gerar nova senha, caso você a tenha esquecido ou precise alterá-la.

 

Acabei de criar meu e-mail institucional, já posso gerar meu idIFF?

O idIFF de um novo servidor somente  pode ser gerado 24 horas após à criação do seu e-mail institucional. Este é prazo para que a informação sobre o novo e-mail criado seja sincronizado com os sistemas que interagem com o idIFF.

 

Sou aluno novo, devo aguardar algum prazo para gerar meu idIFF?

Após conhecer seu número de matrícula é necessário aguardar até 5 dias úteis para criar um novo idIFF.

 

Desconheço ou desejo atualizar meu e-mail cadastrado no Sistema de Gestão Acadêmica (Q-Acadêmico), como devo proceder?

O e-mail cadastrado no Q-Acadêmico é onde você receberá link para criação ou alteração de senhas do idIFF. Para modificá-lo é necessário verificar o procedimento junto ao Registro Acadêmico do seu campus.

 

Acabei de atualizar meu e-mail no Sistema de Gestão Acadêmica (Q-Acadêmico), quando poderei alterar minha senha no idIFF?

Você deve aguardar 24 horas para alterar a senha do idIFF após ter atualizado o e-mail no Q-Acadêmico.

 

Devo aguardar algum prazo para utilizar meu idIFF após criar ou alterar minha senha?

Um novo idIFF somente pode ser utilizado nos dispositivos dos campi que utilizam Domínio Unificado e Rede wIFF 24 horas após sua criação. Entretanto, em dispositivos e Rede wIFF das dependências da Reitoria pode ser utilizado imediatamente.

Se o usuário, que já possui um idIFF, alterar sua senha, esta somente estará válida para utilização no Domínio UnificadoRede wIFF dos campi uma hora após sua modificação. Entretanto, nos dispositivos e Rede wIFF das dependências da Reitoria pode ser utilizada imediatamente.

Para os demais sistemas web não é necessário aguardar nenhum prazo, pois o idIFF já pode ser utilizado imediatamente após criação ou alteração de senha.

 

Fui servidor ou aluno do IFFluminense mas não possuo mais vínculo institucional, posso continuar utilizando meu idIFF?

Não. O idIFF somente pode ser criado e utilizado por servidores ativos e alunos matriculados.

 

Precisa de ajuda?

Clique aqui para acessar o Catálogo de Serviços de TIC e conhecer detalhes sobre o serviço.