PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Portais de Eventos

por Rebeca Campanha publicado 21/03/2018 15h27, última modificação 02/08/2018 08h20

O que é um Portal de Evento?

Por meio do serviço Portais de Eventos é disponibilizado aos servidores hospedagem de portais de divulgação e de gerenciamento de eventos institucionais.

 

Quais funcionalidades o sistema oferece?

Para melhorar os prazos de atendimento das solicitações e viabilizar a manutenção das ferramentas disponíveis a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação desenvolveu dois padrões de sistema, sendo que o segundo deles baseia-se no sistema do evento Semana das Licenciaturas que ocorre recorrentemente no campus Campos Centro.

Para conhecer detalhadamente cada uma das alternativas disponíveis, clique em seu título.

 

Cada um dos tipos de portais de eventos disponibilizados contam com as funcionalidades listadas na tabela a seguir.

CaracterísticaPadrão IPadrão II
Edição de cores do layout x
Inscrição de participantes x x
Submissão de trabalhos x x
Notificações por e-mail sobre ações dos usuários x x
Criação de páginas dinâmicas x x
Criação de atividades do evento x x
Inscrição de participantes nas atividades do evento x x
Fila de espera para participação em atividades do evento x
Possibilidade de o evento ser pago ou gratuito x x
Confirmação de pagantes e isentos x x
Download de trabalhos por linha de pesquisa x x
Emissão de listagem de inscritos no evento x x
Emissão de listagem de inscritos em atividades do evento x x
Aprovação de trabalhos (Sim/Não) x
Cadastro de avaliador de trabalho por área x
Análise de trabalhos por mais de um avaliador x
Aprovação de trabalhos por meio de resultado de avaliação x
Confirmação de presentes no evento x x
Confirmação de presentes em atividades x x
Confirmação de trabalhos apresentados x x
Emissão de certificados de participação no evento, participação em atividades e apresentação de trabalho x x
Fale conosco x x

 

Como faço para solicitar um Portal de Evento?

Após fazer a escolha do padrão de site desejado é necessário abrir um chamado na Central de Serviços para que seja criado o portal.

Para que os sistemas oferecidos tenham a identidade de um evento, é necessário que sejam fornecidos pelo solicitante, no chamado aberto, alguns itens de configuração. Providenciar estes itens antes de abrir o chamado irá acelerar o atendimento da solicitação. 

 

Quais são os itens para configuração do sistema?

  1. Nome completo do evento; 
  2. Alternativa de sistema escolhido (padrão I ou padrão II);
  3. Datas de início e fim do evento;
  4. Banner no formato .jpg e nas dimensões 1330X450px ou em tamanho aproximado mantendo-se as proporções;
  5. Esquema de cores para o layout em notação hexadecimal caso o sistema escolhido for padrão I (ex.: #000000 = cor branca);
  6. E-mail institucional criado para que os participantes entrem em contato com a comissão organizadora (seção Fale Conosco);
  7. Sugestão de URL no formato nomedoevento.campus.iff.edu.br;
    1. Caso o evento seja institucional, a Pró-Reitoria relacionada ao evento deverá autorizar, via memorando, a criação do domínio nomedoevento.iff.edu.br. O memorando autorizando a criação do domínio deverá ser anexado a este chamado de solicitação de criação do portal do evento;
    2. Eventos relacionados ao campus Campos Centro cujo domínio seja nomedoevento.centro.iff.edu.br, por questões técnicas, deverão ter o domínio criado pela TI do referido campus devendo estar funcional quando o solicitante abrir o chamado;
  8. Texto dos certificados, caso seja diferente do padrão oferecido pelo sistema*;
  9. Imagem de fundo dos certificados no formato .jpg com assinaturas dos responsáveis posicionadas;*

 

* Os itens 8 e 9 são opcionais e poderão ser enviados posteriormente mediante abertura de novo chamado, sendo atendidos observando-se o mesmo prazo estabelecido para alteração de conteúdo/layout.

 

Quais os prazos para atendimento da solicitação?

  • Solicitação de portal: 12 dias úteis após o solicitante ter enviado todos os documentos e informações necessárias.
  • Alteração de conteúdo/layout: 07 dias úteis após confirmação de informações necessárias para execução do chamado.

 

Precisa de ajuda?

Para conhecer detalhes sobre o serviço, acesse o Catálogo de Serviços de TIC clicando aqui.