PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Você está aqui: Página Inicial > Tecnologia da Informação e Comunicação > Planejamento de TI > Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI

Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI

por Anderson Alex de Souza Sales publicado 24/04/2018 19h49, última modificação 24/04/2018 19h49

1. Apresentação

Planejamento, de forma sucinta, pode ser entendido como uma preparação para atuar de forma mais efetiva e direcionada a fim de alcançar um determinado resultado. Dessa forma, o planejamento permite minimizar a probabilidade de ocorrência de erros e incertezas, pois no seu produto, o plano, são elencados os objetivos e metas a serem alcançados assim como os meios e recursos que serão utilizados para tal fim.

 

2. Planejamento de TI

Segundo o Guia de PDTI do SISP, o planejamento de TI consiste num processo gerencial administrativo, de identificação e organização de pessoal, sistemas e recursos de TIC necessários para apoiar a instituição na consecução de seus objetivos institucionais. Em tal planejamento, é preciso apontar as oportunidades de soluções de TI que possam aprimorar os negócios da organização e o empreendimento de uma gestão eficaz e eficiente dos referidos recursos.

Nesse âmbito, o planejamento de TIC deve ser produzido e formalizado, com a colaboração dos colegiados de TIC e das áreas finalísticas, em um documento escrito e publicizado em toda a organização. Em se tratando dos órgãos do SISP, o planejamento de TIC é consolidado no PDTI e sua definição, segundo a Instrução Normativa SLTI/MP Nº 4 de 11 de setembro de 2014, artigo 2º, inciso XXVII, é: instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período.