Conheça os Projetos de TIC

por admin publicado 23/12/2016 11h18, última modificação 19/09/2017 16h15

  Tendo em vista a adoção de boas práticas de gerenciamento de projetos como estratégia para alcançar a inovação em gestão de tecnologias da informação, constitui-se um grande desafio para a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - DGTI a seleção e a priorização para execução de projetos internos e institucionais. Cada vez mais percebe-se a necessidade em se definir e aplicar critérios eficientes para o desenvolvimento organizado e justo de suas atividades. A transformação de intenções de demandas em ações e resultados exige um esforço diário e sistemático, pois é necessário mobilizar, alocar e motivar as pessoas, atender a prazos, administrar conflitos, dentre outras tarefas que constituem um amplo e contínuo trabalho gerencial.

  Diante desta nova realidade e do aumento de solicitações de execução de demandas estratégicas e internas de TIC destaca-se claramente a necessidade de planejamento, acompanhamento e controle das atividades. Foi diante deste contexto que a DGTI optou por gerenciar suas novas demandas por meio de projetos, contribuindo para a melhoria contínua das atividades desenvolvidos e gerando impacto direto no cotidiano da Diretoria e da Instituição como um todo.

  Para melhor entendimento, projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos. Desta forma, se faz necessário aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz unindo seus resultados com os objetivos estratégicos da Instituição.

  O Escritório de Governança e Projetos de TI - EGPTI, criado em 2016 como parte estruturante da DGTI, tem como uma de suas atribuições promover essa cultura e atuar como facilitadora na elaboração e no acompanhamento dos projetos desenvolvidos pelas equipes que compõem a Diretoria.

  O processo de Gerenciamento de Portfólio de Projetos de TIC faz parte das etapas de planejamento de atividades e compreende um ciclo de ações, desde a identificação das necessidades de negócio da Instituição até o armazenamento das lições aprendidas de cada um dos projetos executados. Este é um processo dinâmico de tomada de decisões que envolve a DGTI e o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação que, dentre outras tarefas, realizam, respectivamente, a etapa de priorização de demandas internas de TIC e estratégicas da instituição.

  Os projetos que compõem este Portfólio são continuamente reavaliados, podendo ser repriorizados, cancelados ou mesmo suspensos. Novos projetos são identificados, mensurados, priorizados e os recursos são alocados ou realocados de acordo com disponibilidade, necessidade ou urgência. As decisões são baseadas em informações prestadas pelos clientes requisitantes e patrocinadores dos projetos devendo ser considerados múltiplos objetivos, capacidade da equipe, dependência entre os projetos e as necessidades estratégicas tanto do IFFluminense quanto da DGTI.

  Neste portfólio, estão listados os projetos em andamento e projetos desenvolvidos pela DGTI. Cada projeto possui uma página com detalhes sobre sua existência como objetivos, benefícios, custos, gestores e equipes envolvidas, prazos e outras descrições. Assim, será possível conhecer os projetos executados desde a implantação do EGPTIC no ano de 2016.

 

Conheça os projetos

Projetos em andamento

Projetos desenvolvidos