PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Projetos de TIC

por Anderson Alex de Souza Sales publicado 22/11/2017 09h24, última modificação 23/11/2017 14h31

1. Apresentação

Diante do desafio em selecionar e priorizar a execução de um número cada vez maior de projetos de tecnologia da informação de interesse institucional e da necessidade de se aplicar uma metodologia eficiente para o desenvolvimento organizado das atividades dos referidos projetos, a DGTI adotou as boas práticas de gerenciamento de projetos constantes no PMBOK® (Project Management Body of Knowledge - Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos) e na Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP. Esta ação visa a solucionar as questões apresentadas e funciona de forma a inovar no âmbito da gestão de projetos de TI no instituto.

Segundo o PMBOK®, um projeto consiste num esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo, enquanto que gerenciamento de projetos fundamenta-se na aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos.

Neste contexto, o Escritório de Governança e Projetos de TI busca promover a cultura de gerenciamento de projetos atuando como um enabler na elaboração e no acompanhamento dos projetos desenvolvidos pelas coordenações que compõem a DGTI.

 

2. Portfólio de Projetos

Ainda de acordo com o PMBOK®, um portfólio refere-se a projetos, programas, subportfólios e operações gerenciados como um grupo para atingir objetivos estratégicos. No IFFluminense, este é um processo dinâmico que envolve a DGTI e o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação que, dentre outras tarefas, realizam a etapa de seleção e priorização de demandas de projetos de TIC estratégicos para a instituição.

Ressalta-se que no portfólio encontram-se os projetos em andamento e os projetos desenvolvidos pela DGTI desde o ano de 2016, e que os projetos em andamento são continuamente reavaliados, podendo, com isso, serem repriorizados, suspensos ou até mesmo cancelados. Além disto, a fim de apresentar informações detalhadas sobre os mesmos, cada projeto possui sua respectiva página com detalhes tais como seus objetivos, benefícios, custo, stakeholders, prazos e outras descrições.

Para conhecer cada grupo de projetos clique sobre o seu título.