Cursos de Bacharelado

Os cursos de bacharelado são destinados àqueles que já concluíram o Ensino Médio e têm duração mínima de quatro anos. Esses cursos conferem ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profissional.

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo/Architecture and City Planning:

O currículo proposto para o curso oferecido pelo Instituto Federal Fluminense tem como meta qualificar o estudante para o exercício profissional, garantindo a habilitação única e fortalecendo seus conhecimentos técnicos especializados, sem perder a noção de conjunto dos problemas da arquitetura e urbanismo e de suas relações com a sociedade.

Campus Ofertante:

Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Ciência e Tecnologia de Alimentos/B.Sc. In Food Technologies:

O curso poderá formar recursos humanos que sejam capazes de atuar no setor produtivo de alimentos e de aplicar soluções inovadoras; estabelecer um canal de integração com o setor produtivo regional; formar profissionais que possam executar, eficientemente, atividades de pesquisa a partir dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos, visando o desenvolvimento do setor alimentício e a segurança alimentar basicamente. Além do que estará apto a estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento de novos produtos na indústria alimentícia.

Campus Ofertante:

Bacharelado em Engenharia Ambiental

Engenharia Ambiental/Environmental Engineering:

O Engenheiro Ambiental estará capacitado para intervir em áreas mais específicas como a análise de riscos ambientais, planejamento ambiental regional e urbano, auditorias ambientais, estudos de impacto ambiental, recuperação de áreas degradadas, energias renováveis e de tecnologias e produtos ambientais. Além disso, o profissional estará qualificado para atuar no saneamento e saúde pública, na política e legislação ambiental, a gestão ambiental, na conservação e preservação de sistemas ecológicos, na condução de sistemas produtivos sustentáveis, na toxicologia ambiental.

Campus Ofertante:

Bacharelado em Engenharia de Computação

Engenharia de Computação:

O curso de Engenharia de Computação tem o objetivo de formar engenheiros capazes de atuar em indústrias, projetos de computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software. O engenheiro trabalhará na produção de novos equipamentos computacionais para serem utilizados em diversos setores e também no desenvolvimento de produtos para telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia. O engenheiro de Computação é um profissional que utiliza as ferramentas da Computação nos projetos de sistemas integrados de hardware, software e de ferramentas para sua utilização. Ele também elabora soluções finais para usuários de sistemas computacionais. Sua formação em software e hardware permite que atue em várias áreas da computação como é o caso de sistemas embarcados ou sistemas de automação.

Campi Ofertantes:

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ 

Bacharelado em Engenharia de Automação

Engenharia de Controle e Automação Industrial/Control and Automation Engineering:

O curso de Engenharia de Controle e Automação Industrial baseia-se numa formação multidisciplinar do aluno, possibilitando atuação do egresso nas mais diversas áreas da Indústria. O curso também se caracteriza por prover sólida formação em ciências básicas e de engenharia, pois, não obstante a rapidez com que se processa a evolução tecnológica, as tecnologias sempre se fundamentam nos princípios científicos básicos.

Campi Ofertantes:

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ 

Bacharelado em Engenharia Elétrica

Engenharia Elétrica:

O Engenheiro Eletricista é um profissional de formação ampla, que atua na geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica. Em sua atuação, estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Ele planeja, projeta, instala, opera e mantêm instalações elétricas, sistemas de medição e de instrumentação, de acionamento de máquinas, de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento.

Campi Ofertantes:

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ 

Bacharelado em Sistemas de Computação

Sistemas de Informação/Information Systems:

O Bacharel em Sistemas de Informação poderá assumir as funções de Analista de Sistemas; Projetista de Sistemas; Programador; Gerente de Projetos de Sistemas de Informação; Gerente de Tecnologia da Informação; Consultor em Gestão e Desenvolvimento de Sistemas de Informação e de Gerente de seu próprio negócio.

Campi Ofertantes:

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ 

Engenharia Mecânica

Engenharia Mecânica/ Mechanical Engineering

O Engenheiro Mecânico é um profissional com formação ampla, presente nos mais diversos ramos da indústria. Desenvolve atividades de gerenciamento, concepção, projeto, construção e manutenção de máquinas e sistemas mecânicos em geral como, por exemplo: motores, veículos e sistemas termodinâmicos. Além disso, devido a sólida formação em ciências básicas e engenharia, também está apto para atuar no desenvolvimento de novas tecnologias.

Campi Ofertantes:

 

 

Bacharelado Enfermagem

O(a) Enfermeiro(a) é capaz de se inserir em todos os níveis de atenção à saúde, para atuar, seja nos setores público ou privado, considerando os diversos cenários da prática da Enfermagem, tendo em vista a Política Nacional de Saúde em todas as áreas de atenção. É capaz de conhecer e intervir sobre as "situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psicossociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano” (BRASIL, 2001).

Imagem de Capa do Bacharelado em Administração

O curso visa formar um profissional com aptidão de excelência em Gestão e Negócios, através da formação profissional para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observando níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes nos vários segmentos do campo de atuação do administrador, sejam estas em instituições públicas ou privadas.

Arte para página inicial dos cursos

O Curso Superior de Bacharelado em Design Gráfico, tem como objetivo geral a formação de profissionais capacitados para resoluções de problemas, no que tange a área de Design, buscando com isso, intervir na sociedade e no mercado com critérios de inovação, responsabilidade socioambiental, empreendedorismo. Tendo como base a interdisciplinaridade, as relações entre o ensino, à pesquisa e a extensão, o curso também prioriza a adequação de suas características às realidades locais e regionais e a prospecção de novas práticas na área do curso.

Campus Ofertante: