Você está aqui: Página Inicial > Desenvolvimento Institucional > Planejamento Institucional > Avaliação Institucional

Topo_Avaliação_institucional

avaliacao_institucional.pngA Avaliação Institucional é um processo desenvolvido por membros internos e externos da comunidade acadêmica, visando promover a qualidade acadêmica das instituições em todos os seus níveis e de acordo com sua missão. É uma parte integrante do conjunto de procedimentos avaliativos que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, instituído pela Lei 10 861 de 14 de abril de 2004.

A Avaliação Institucional pretende auxiliar na identificação e construção da identidade institucional do IFFluminense, contribuindo para a descentralização e o aperfeiçoamento da gestão acadêmica e administrativa, por meio de ações que articulem a Avaliação Institucional ao Planejamento Estratégico.

 A educação, como espaço social de mediação, deve ser avaliada também pela eficácia social de suas ações, logo, seus resultados devem superar os benefícios e funções internas, atingindo a explicitação do papel social da instituição e da própria educação. A partir disto, pode-se conceber a Avaliação Institucional como um processo sistemático de busca de subsídios para melhoria e aperfeiçoamento da qualidade da instituição face a seus fins acadêmicos, científicos e sociais.

Dentre os objetivos da Avaliação Institucional, destaca-se:

  • Coordenar e articular todo o processo avaliativo na Instituição;
  • Promover o conhecimento sobre o IFFluminense;
  • Avaliar os objetivos e metas institucionais contidas no PDI;
  • Identificar as fragilidades e potencialidades bem como apresentar propostas de melhorias;
  • Estimular a participação ativa da comunidade acadêmica no processo avaliativo;
  • Fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;
  • Tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade.

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA)

linha-maior.gif

Em cumprimento ao Art. 11º da Lei N.º 10.861, de 14 de abril de 2004 , que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e a Portaria do Ministério da Educação N.º 2051, de 09 de julho de 2004, que regulamenta os procedimentos de avaliação do Sinaes, o Instituto Federal Fluminense instituiu a Comissão Própria de Avaliação (CPA), por meio da Resolução Nº 57, de 22 de outubro de 2021, para conduzir seus processos de Avaliação Institucional.

 A CPA é responsável pelo assessoramento e acompanhamento da execução da Política de Avaliação Institucional do IFF. Para fins de apoio administrativo, a CPA recebe suporte da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI).


COMPOSIÇÃO DA CPA

linha-maior.gif

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é composta por representantes dos segmentos docente, técnico-administrativo em educação, discente de todos os campi e da Reitoria - eleitos por seus pares um titular e um suplente, por um representante da Pró-reitoria de Ensino, Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional - indicados pelos respectivos Pró-reitores - e um membro da Sociedade Civil e da gestão da Reitoria indicados pelo reitor.

Conheça a composição da CPA 

 

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

linha-maior.gif

A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades: a Autoavaliação (realizada internamente nas instituições) e a Avaliação externa (realizada por comissões designadas pelo INEP). A Autoavaliação Institucional compreende uma pesquisa coordenada pela CPA do IFFluminense, por meio de questionário eletrônico aplicado com os diferentes grupos integrantes do IFFluminense tais como docentes, técnicos administrativos, discentes, equipes técnico-pedagógicas e gestores.

O principal objetivo da pesquisa é avaliar diversos aspectos e indicadores que compõem as dimensões institucionais articuladas às dimensões estabelecidas pelo SINAES. Para acessar os relatórios das autoavaliações realizadas pelo IFFluminense clique aqui.

Demais informações:

Eleições para membros da CPA 

Notícias