banner.jpg

 

O Plano de Ação Anual (PAA) é um instrumento de planejamento que formaliza e norteia as ações estratégicas da instituição no horizonte de um ano. Por meio do PAA é possível prever e direcionar melhor os recursos disponíveis, ter melhor acompanhamento, visão sistêmica e transparência dos resultados das ações e projetos desenvolvidos.

O Instituto Federal Fluminense (IFF), por meio da Câmara de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Portaria IFF N.º 318/2021) com representantes de cada campus (Portaria IFF N.º 520/2022), elabora os respectivos PAA’s alinhados aos objetivos estratégicos definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022. As orientações e prazos para a elaboração e monitoramento dos Planos de Ação Anual (PAA) são estabelecidos conforme a Portaria IFF N.º 328/2022.

A Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) é responsável pela construção do PAA na Reitoria, além de coordenar e apoiar os trabalhos realizados pela Câmara. A atuação no campus fica a cargo do representante dessa que articula e elabora o plano juntamente com a equipe gestora.
No intuito de alinhar as demandas originadas no plano aos instrumentos legais das demais áreas do IFFluminense, o modelo de elaboração do PAA apresenta campos específicos para apontamento, para execução de cada ação estratégica, as necessidades de capacitação, orçamento (custeio e investimento) e Tecnologia da Informação.

As necessidades de capacitação serão direcionadas para o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) (Decreto Nº 9.991/2019) e as de orçamento no Plano Anual de Contratações (PAC) (IN Nº 01/2019). Já as demandas de TI devem estar contempladas no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) do IFFluminense.
 
 

botao_voltar.jpg