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Processo de elaboração do PDI

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/09/2022 16h59, última modificação 06/10/2022 15h57

 A primeira fase foi a revisão do Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI), por meio da instituição de uma comissão que mobiliza diretamente em torno de 70 servidores das diversas unidades. O PPI traz as principais decisões políticas do Instituto, em relação às diversas áreas - Ensino, Pesquisa, Extensão, Formação Continuada dos Servidores, Inclusão, entre outras -, em termos conceituais e apontamentos dos principais caminhos que a instituição irá tomar.

 Esse documento será o grande eixo promotor das discussões e decisões institucionais para os próximos cinco anos. A partir dessa minuta, o Comitê Estratégico, que será formado pelos gestores da Reitoria e dos campi, iniciará os debates sobre as estratégias a serem desdobradas das políticas e decisões institucionais apontadas.

 Serão formadas comissões temáticas que conduzirão as discussões dos principais temas que irão culminar na elaboração dos capítulos. Os articuladores das comissões temáticas foram definidos em reunião do Colégio de Dirigentes e eles organizarão a composição dessas comissões de forma multicampi, a partir da participação de servidores e estudantes considerados especialistas ou conhecedores do tema. As comissões utilizarão não só o PPI como também outros documentos norteadores para fazerem a construção de seus conteúdos.

 As comissões temáticas não terão data única de entrega das minutas dos capítulos. Há uma previsão de que algumas minutas serão finalizadas em tempos distintos. É importante destacar que há uma plataforma em desenvolvimento para promover a ampla participação da comunidade acadêmica nas contribuições desses documentos produzidos pelas comissões temáticas. A cada tempo que uma minuta for finalizada, esta ficará em período determinado disponível nessa plataforma de participação. No entanto, a previsão é de que todo esse movimento finalize em dezembro de 2022 com as minutas discutidas e encaminhadas para revisão e diagramação. A etapa final desse processo é o encaminhamento da minuta completa do PDI ao Conselho Superior para sua apreciação e aprovação.

1. Comissões

Comissão do Processo de Revisão de Elaboração do PDI

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Comitê Estratégico de Elaboração do PDI

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Comissões Temáticas

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2. Visita aos campi

 Serão realizadas visitas aos campi durante o processo de elaboração do PDI 2023-2027, para um encontro com a comunidade, com o objetivo de apresentar o que é o PDI, a ferramenta de participação, além de comentar sobre aspectos relevantes do PPI. Abaixo, as datas programadas para visita de cada campus:

CampusData
Reitoria 05/10 (quarta) às 09h30min
Campus Bom Jesus 05/10 (quarta) às 15h
Campus Campos Centro 11/10 (terça) às 15h
Campus Cabo Frio 18/10 (terça) às 10h
Campus Avançado São João da Barra 19/10 (quarta) às 15h
Campus Santo Antônio de Pádua 26/10 (quarta) às 10h
Campus Avançado Cambuci 26/10 (quarta) às 14h
Unidade de Formação Profissional de Cordeiro 26/10 (quarta) às 19h
Campus Itaperuna 16/11 (quarta) às 15h30min
Campus Campos Guarus 23/11 (quarta) às 16h
Campus Macaé 30/11 (quarta) às 10h
Campus Quissamã 30/11 (quarta) às 15h30min
Campus Maricá 07/12 (quarta) às 14h
Campus Itaboraí 07/12 (quarta) às 17h