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O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) foi criado com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena das instituições públicas (federais, estaduais e municipais) e comunitárias, sem fins econômicos, de educação superior.

Dentre seus objetivos está a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior, assim como a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promovendo a integração entre educação superior e educação básica.

O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem, levando em consideração o IDEB e o desempenho da escola em avaliações nacionais, como Provinha Brasil, Prova Brasil, SAEB, ENEM, entre outras.

Incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros professores é outro objetivo do programa. Assim como a valorização do magistério, por meio de incentivos aos estudantes que optam pela carreira docente.

 

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São ofertadas bolsas para estudantes de licenciatura selecionados pela instituição e professores supervisores das escolas públicas onde os subprojetos se desenvolvem. Também podem concorrer a bolsa professores das instituições que coordenam subprojetos e o Projeto Institucional, selecionados por edital.

 

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O ingresso dos estudantes é por meio de Edital, que estabelece os critérios de seleção, os prazos e os classificados para entrevista. O processo consiste na análise da entrevista, dos documentos e da carta de motivação. O ingresso de professores supervisores também é por Edital, já o de professores coordenadores é por Edital da Capes.

 

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