20 a 24/06 - XIV Confict e VII Conpg

por Comunicação Social da Reitoria publicado 20/06/2022 15h06, última modificação 24/06/2022 15h55 expirado
Evento online apresenta as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes do IFF, UFF e Uenf.
20/06/2022 08:00
24/06/2022 22:00
Evento acontece durante o dia todo
This event is open ended.

A programação do XIV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e do VII Congresso Fluminense de Pós-Graduação (Conpg), que este ano tem como tema “100 anos de Darcy Ribeiro: Temos todo um mundo a refazer”, teve início nesta segunda-feira, dia 20 de junho.

O evento, que reúne a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), o Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF), será realizado de 20 a 24 de junho de 2022, no formato online.

A abertura oficial do Congresso acontece nesta terça-feira, dia 21 de junho, às 9h, com a participação dos reitores das três instituições participantes. A conferência de abertura ocorrerá às 16h30min. Na ocasião, o professor Roberto Leher, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), abordará o tema “Darcy Ribeiro e o projeto autopropelido de nação”.

A participação é aberta a todos os interessados. As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI. O evento é gratuito e oferece a possibilidade de inscrição em até dois minicursos igualmente gratuitos, desde que os horários das atividades não coincidam.

Além da apresentação de trabalhos de Iniciação Científica e Tecnológica dos estudantes (bolsistas Pibic, Pibiti e voluntários) dos programas das instituições participantes – Uenf, IFF e UFF -, o evento contará com minicursos, palestras, conferências e atividades culturais.

Na quarta-feira, dia 22, às 16h30min, haverá palestra sobre o tema “Ser cientista é coisa de criança! — Estratégias para a formação científica de professores e alunos da educação básica”. A palestra será ministrada pela professora Andrea da Poian, da UFRJ. E na quinta, também às 16h30m, a professora Adélia Miglievich Ribeiro, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ministra a palestra “Darcy Ribeiro, o intelectual público: utopia e práxis”.

Todas as atividades ocorrerão na Plataforma Galoá.

Fonte: Site da Uenf, com adaptações

Datas