CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Apoio a AlQualis Jr. - Empresa Júnior do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Bom Jesus do Itabapoana - IFFluminense.

Coordenador: Hilton Lopes Galvão

Resumo: A AlQualis Jr. é uma empresa júnior fundada pelos estudantes do curso superior de Ciência e Tecnologia de Alimentos do IF Fluminense – Campus Bom Jesus do Itabapoana em consonância com a Lei Federal Nº 13.267 de 6 de abril de 2016. A AlQualis Jr. tem como objetivo proporcionar aos seus associados desenvolverem atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos. Propõe-se alternativas de programas e ações fortemente baseadas na experiência dos professores do Campus Bom Jesus do Itabapoana participantes do programa “Professores para o Futuro”, programa apoiado pelo Ministério da Educação, que possibilitou a participação, durante 4 meses, no dia a dia da Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (Tampereen Ammattikorkeakoulu – TAMK), Finlândia. Dentre os programas vivenciados cita-se o Tiimiakatemia, anteriormente conhecido como Proakatemia, que em um ambiente educacional inovador mais que incentivar o relacionamento com empresas estabelecidas, ele incentiva fortemente os alunos a criarem suas próprias companhias, fortalecendo o contexto produtivo local. A AQUALIS Jr. teve proposta de apoio para infraestrutura e custeio aprovada em recente Edital da FAPERJ (Edital FAPERJ nº 21/2016) e aguarda liberação dos recursos. Todavia, não houve previsão de recursos para bolsistas. Para que a implantação da empresa júnior seja exitosa é necessário, além dos recursos da FAPERJ, do apoio institucional através do espaço físico cedido e do seu corpo docente e de técnicos, de apoio quanto a bolsistas para que se envolvam de fato nesta fase inicial de implantação da ALQUALIS Jr.