CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Saúde Mental

“Vazio” pauta troca de experiências durante programação do Setembro Amarelo

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 26/09/2022 09h30, última modificação 26/09/2022 15h35
Roda de conversa mediada pelo Cineclube Debates proporcionou momento de diálogo sobre temas sensíveis entre os participantes.
“Vivência: Perspectivas psico-filosóficas sobre o vazio”

Encontro aconteceu no auditório Professora Amanda Celeste Pimentel, do IFF Bom Jesus.

Uma tarde de relatos fortes e discussões profundas sobre o vazio. “As pessoas se abriram, elas entenderam a proposta. Houve diálogo de verdade. Foi muito produtivo”. Assim lembra o professor Rafael Tardin, coordenador do projeto Cineclube Debates e mediador da conversa estabelecida na tarde da última quarta-feira, dia 21, durante a programação do Setembro Amarelo no Campus Bom Jesus. Os participantes tiveram a oportunidade de conversar com a psicóloga do IFF Cambuci, Handyara Rocha, que falou sobre o tema “Vivência: Perspectivas psico-filosóficas sobre o vazio”.

A profissional explica que o sentimento de vazio é uma expressão muito presente nas falas de pessoas que já pensaram ou tentaram tirar a própria vida, justificando a escolha de abordar o tema. “Queríamos proporcionar um espaço seguro para esse debate. A ideia era falar sobre o que é o vazio, de onde ele surge, o que ele produz e como podemos acolher esse sentimento que faz parte da vida, bem como a angústia que surge dessa experiência”, explica.

Handyara afirma que não é possível aniquilar o vazio e a angústia, mas que, pelo contrário, precisamos acolher e olhar para eles como um campo de possibilidades de criação de novas formas de existir no mundo. Ela destaca que, para isso, é fundamental resgatar a escuta e a presença nas relações familiares e sociais.

A participação dos alunos foi a principal atração do encontro. Assim como o professor Rafael Tardin, que relembra os fortes relatos compartilhados naquela tarde, a psicóloga ressalta o valor do compartilhamento das vivências e dúvidas pelos estudantes. “Ali pudemos conversar sobre o quanto é importante olhar para o outro, enquanto um ser humano possível e que não necessariamente vai corresponder às nossas expectativas. Às vezes o que faz sentido na vida de um não faz na vida de outro”, ponderou Handyara. Esse acolhimento despertou os presentes também para o olhar para si, de modo que, entre os muitos relatos, a percepção do que para alguns pode parecer “estranheza”, passou a ser visto como apenas um modo diferente de viver.

A programação do Setembro Amarelo continua nesta semana, nos dias 27, 28 e 30 de setembro. Na terça-feira o evento recebe o Projeto S.O.S. Vida, que também terá um encontro exclusivo com os docentes no dia 28. Na tarde de quarta-feira a Psicóloga Marianna Ferreira fala sobre a relação entre ansiedade, escola e orientação profissional. Encerrando a semana, a professora de yoga e psicóloga Aline Lantiman ministrará uma oficina sobre “Autoconhecimento, corpo e respiração: aprendendo a lidar com a ansiedade na prática”. Confira mais informações no site do evento.