CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Alunos do CTA criam segunda empresa júnior do IFFluminense

por Comunicação Social do campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 24/06/2016 09h29, última modificação 26/06/2016 14h05
AlQualis Jr. foi idealizada durante a disciplina de Empreendedorismo do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Alunos, professores e diretores presentes

Diretoria eleita da AlQualis, diretores e professores do IFFluminense.

Inserir os alunos no mercado de trabalho e promover a capacitação dos mesmos enquanto ainda estudantes são dois dos principais objetivos da AlQualis Jr., empresa júnior (EJ) do curso superior de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA), fundada na noite desta quarta-feira (22). A cerimônia de aprovação do estatuto de fundação, eleição e posse da diretoria executiva aconteceu no auditório Amanda Celeste, no campus Bom Jesus do Itabapoana, e contou com a participação do diretor de Internacionalização e Inovação do IFFluminense, Henrique da Hora; do diretor de Pesquisa, Inovação e Extensão do campus Bom Jesus, Daniel Coelho; da coordenadora do curso de CTA, Sheila Abrahão, além de alunos e professores da instituição.

Daniel afirma que a iniciativa trará impactos positivos na qualidade da formação dos alunos. “Esta é uma forma muito interessante pra eles aprenderem como funciona o mercado de trabalho, se aprimorarem, se capacitarem e terem mais contato com a 'vida real' de trabalho e da produção”, explica. O presidente da AlQualis, Bruno Dutra, também acredita que a empresa júnior atua como base preparatória para que o aluno, ao sair do curso, tenha toda experiência e vivência exigida pelo mercado. “O empresário júnior aprende sobre gerência, diálogo, trabalho em equipe, lidar com erros, entre outros. Tudo isso, aliado às matérias do curso, forma um aluno muito mais preparado”, ressalta.

Henrique da Hora representou a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação no evento e avaliou a ação como um marco para a história do Instituto. “Eles passarão e a empresa júnior vai permanecer. Daqui a 50 anos o nome deles ainda estará presente aqui. Esta é uma iniciativa que potencializa o curso a alcançar a desejada nota cinco na avaliação do Ministério da Educação”, disse.

O professor Hilton Galvão, que ministra a disciplina na qual foi idealizada a EJ, afirma que além da experiência proporcionada aos empresários juniores, a iniciativa possui foco em inovação tecnológica: “queremos oferecer assessoria técnica de inovação tecnológica, já pensando nos trabalhos de conclusão de curso e outros projetos que são desenvolvidos na instituição e às vezes ficam engavetados e não chegam ao mercado”, conclui.

(Comunicação Social do campus Bom Jesus do Itabapoana)