CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Evento

Aula inaugural do curso técnico em agropecuária de Rosal surpreende

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana com Prefeitura Municipal de Varre-Sai publicado 24/09/2019 17h44, última modificação 25/09/2019 16h22
Presença de alunos, servidores, autoridades e comunidade abrilhantou a noite de segunda-feira em Rosal.
Aula Inaugural em Rosal

Gestores municipais e estaduais, alunos, professores e comunidade prestigiaram o evento. - Foto: Foto: Silaine Terra

A aula inaugural da segunda turma do curso técnico concomitante em Agropecuária de Rosal, oferecido pelo Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, foi uma noite memorável. Estudantes, professores e gestores do Instituto, autoridades do município e do estado, membros de sindicatos e a comunidade prestigiaram o evento que marca o início da formação dos futuros técnicos em agropecuária.

Nesta turma, além dos alunos da Rosal, estudantes do município de Varre-Sai serão capacitados pelo IFFluminense, fruto de uma parceria envolvendo o IFF, o estado do Rio de Janeiro e as prefeituras de Bom Jesus do Itabapoana e de Varre-Sai. “A gente fica feliz porque o curso é resultado da integração do município, estado e governo federal e ver a participação de representantes dessas três instâncias no evento demonstrou a importância do curso para a região, que vai permitir que esses alunos tenham acesso à informação e, consequentemente, que promovam o desenvolvimento regional”, afirmou o professor Lanusse Cordeiro, um dos idealizadores da iniciativa.

Para a coordenadora do curso, Sebastiana Corrêa, a aula inaugural foi surpreendente. Ela destaca o impacto que a formação terá na vida pessoal e profissional dos alunos, que “não são meros estudantes. São trabalhadores estudantes, que vão mudar a realidade deles aplicando todo esse conhecimento. São alunos que impressionam pela dedicação e entusiasmo com que participam das aulas e que garantirão que essa engrenagem não pare”. As aulas são oferecidas de segunda a sexta-feira, no período noturno, e a cada 15 dias os alunos participam de aulas práticas no Campus Bom Jesus e de viagens técnicas.

O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, também prestigiou o evento. Além de falar sobre a necessidade de uma educação inclusiva no país e agradecer às prefeituras e ao governo do estado pela importante parceria, incentivou os estudantes: “essa escola em que vocês estão entrando fará vocês se sentirem empoderados, com professores que vão desenvolver não somente as capacidades cognitivas, mas valores. Essa ação educativa vai transformar a vida de muita gente”, disse.

Não faltaram elogios das autoridades à instituição. O deputado estadual Jair Bittencourt citou a característica agrícola da região, ressaltando a atividade cafeeira, que encontra nela o maior parque do Estado. “Vocês estão tendo a oportunidade de estudar na melhor escola técnica agropecuária do país e hoje vocês estão tendo a oportunidade de estudar e ficar no campo”, disse. O vice-prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Paulo Sérgio Cyrillo, elogiou os profissionais da instituição e se referiu ao curso como uma vitória para os alunos.

A secretária de Educação de Varre-Sai, Fátima Pimentel, destacou as exigências do mercado de trabalho no campo. A maioria dos profissionais estão na agroindústria, no Turismo Rural, e é uma oportunidade de capacitação para os jovens, filhos de agricultores que desejam continuar no campo, poder tomar conta da propriedade e utilizar as inovações tecnológicas que o curso oferece”, afirmou.

Ao fim da cerimônia, um jantar foi servido aos presentes, encerrando a programação.

Também participaram do evento o coordenador regional da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Rodrigues; o secretário municipal de Gabinete de Varre-Sai, Vinicius Oliveira Dutra, representando o prefeito Silvestre José Gorini; o presidente da Câmara Municipal de Varre-Sai, Antônio José Ferreira; a secretária de Educação de Natividade, Paula Ferreira; e a diretora do Colégio Estadual Luiz Tito de Almeida, Iracilda Dias.