CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Aula inaugural do curso técnico em agropecuária de Rosal surpreende

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana com Prefeitura Municipal de Varre-Sai publicado 24/09/2019 17h44, última modificação 25/09/2019 16h22
Presença de alunos, servidores, autoridades e comunidade abrilhantou a noite de segunda-feira em Rosal.
Aula Inaugural em Rosal

Gestores municipais e estaduais, alunos, professores e comunidade prestigiaram o evento. - Foto: Foto: Silaine Terra

A aula inaugural da segunda turma do curso técnico concomitante em Agropecuária de Rosal, oferecido pelo Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, foi uma noite memorável. Estudantes, professores e gestores do Instituto, autoridades do município e do estado, membros de sindicatos e a comunidade prestigiaram o evento que marca o início da formação dos futuros técnicos em agropecuária.

Nesta turma, além dos alunos da Rosal, estudantes do município de Varre-Sai serão capacitados pelo IFFluminense, fruto de uma parceria envolvendo o IFF, o estado do Rio de Janeiro e as prefeituras de Bom Jesus do Itabapoana e de Varre-Sai. “A gente fica feliz porque o curso é resultado da integração do município, estado e governo federal e ver a participação de representantes dessas três instâncias no evento demonstrou a importância do curso para a região, que vai permitir que esses alunos tenham acesso à informação e, consequentemente, que promovam o desenvolvimento regional”, afirmou o professor Lanusse Cordeiro, um dos idealizadores da iniciativa.

Para a coordenadora do curso, Sebastiana Corrêa, a aula inaugural foi surpreendente. Ela destaca o impacto que a formação terá na vida pessoal e profissional dos alunos, que “não são meros estudantes. São trabalhadores estudantes, que vão mudar a realidade deles aplicando todo esse conhecimento. São alunos que impressionam pela dedicação e entusiasmo com que participam das aulas e que garantirão que essa engrenagem não pare”. As aulas são oferecidas de segunda a sexta-feira, no período noturno, e a cada 15 dias os alunos participam de aulas práticas no Campus Bom Jesus e de viagens técnicas.

O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, também prestigiou o evento. Além de falar sobre a necessidade de uma educação inclusiva no país e agradecer às prefeituras e ao governo do estado pela importante parceria, incentivou os estudantes: “essa escola em que vocês estão entrando fará vocês se sentirem empoderados, com professores que vão desenvolver não somente as capacidades cognitivas, mas valores. Essa ação educativa vai transformar a vida de muita gente”, disse.

Não faltaram elogios das autoridades à instituição. O deputado estadual Jair Bittencourt citou a característica agrícola da região, ressaltando a atividade cafeeira, que encontra nela o maior parque do Estado. “Vocês estão tendo a oportunidade de estudar na melhor escola técnica agropecuária do país e hoje vocês estão tendo a oportunidade de estudar e ficar no campo”, disse. O vice-prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Paulo Sérgio Cyrillo, elogiou os profissionais da instituição e se referiu ao curso como uma vitória para os alunos.

A secretária de Educação de Varre-Sai, Fátima Pimentel, destacou as exigências do mercado de trabalho no campo. A maioria dos profissionais estão na agroindústria, no Turismo Rural, e é uma oportunidade de capacitação para os jovens, filhos de agricultores que desejam continuar no campo, poder tomar conta da propriedade e utilizar as inovações tecnológicas que o curso oferece”, afirmou.

Ao fim da cerimônia, um jantar foi servido aos presentes, encerrando a programação.

Também participaram do evento o coordenador regional da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Rodrigues; o secretário municipal de Gabinete de Varre-Sai, Vinicius Oliveira Dutra, representando o prefeito Silvestre José Gorini; o presidente da Câmara Municipal de Varre-Sai, Antônio José Ferreira; a secretária de Educação de Natividade, Paula Ferreira; e a diretora do Colégio Estadual Luiz Tito de Almeida, Iracilda Dias.