CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Audiovisual

Cineclube Debates e IFFotoclube iniciam temporada 2018 na próxima terça-feira (27)

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 21/02/2018 10h20, última modificação 21/02/2018 10h29
“Repórteres de Guerra” (2011) será exibido às 16h20 e traz discussão sobre fotografia, ética, memória e opinião pública.
Repórteres de Guerra

Filme de Steven Silver representa realidade sul-africana do início da década de 90.

O primeiro encontro de 2018 do Cineclube Debates já tem dia e hora marcados. A exibição de “Repórteres de Guerra” (The Bang Bang Club, 2011) acontecerá às 16h20 do dia 27 de fevereiro, terça-feira, no auditório Professora Amanda Celeste Pimentel. A entrada é gratuita e o evento aberto ao público. Não é necessária inscrição antecipada.

O longa relata a história verídica dos fotógrafos de guerra João Silva, Kevin Carter, Greg Marinovich e Ken Osterbroek, que formavam o “Clube do Bang Bang” durante a guerra civil entre Inkathas, da etnia zulu, e os partidários do Congresso Nacional Africano (CNA), no início dos anos 90. A época era de desarticulação do regime Apartheid na África do Sul, seguido da eleição de Mandela.

Entre as questões a serem abordadas no primeiro debate do ano estão a memória por meio do audiovisual; ética e o fotojornalismo; fotografia documental; o cinema e a fotografia no processo de construção da opinião pública e a alteridade por meio da fotografia. Os debatedores convidados para a ocasião são a professora de História do IFF Campus Bom Jesus Tatiana Sena; o professor de Geografia Fagnner Teixeira, que atua em escolas municipais de Bom Jesus; e os vencedores do I Desafio Fotográfico IFFotoclube, Manoel Victor, Lucyanne Gregorio e Ana Clara Boechat.

Na ocasião também serão apresentadas as ações e novidades previstas para 2018. “Uma delas é o Desafio Fotográfico 2018, que dessa vez terá perspectiva nacional. Será realizado na modalidade 52 semanas e envolverá o Brasil inteiro”, antecipa Rafael Tardin, coordenador do Cineclube Debates e do IFFotoclube.

Todas as sessões de exibição e atividades realizadas pelo projeto são divulgadas nas páginas do Cineclube e do IFFotoclube no Facebook.