CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Economia solidária

Curso de extensão promovido pela ITCP/IFF atrai público diversificado

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 29/01/2019 10h00, última modificação 29/01/2019 11h42
Com carga horária de 20 horas, curso capacitou os participantes nas áreas de panificação e processamento vegetal.
Curso de extensão ITCP/IFF

Produção de geleia de maracujá. - Foto: Foto: ITCP/IFF

Janeiro é mês de férias escolares, mas a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Instituto Federal Fluminense não para. Anualmente a ITCP/IFF vem oferecendo cursos de extensão durante o período e, neste ano, a temática escolhida foi panificação e processamento vegetal. Os inscritos participaram de oficinas entre os dias 22 e 24 de janeiro nos laboratórios do IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana, onde puderam praticar os conhecimentos obtidos.

Cooperativismo, criatividade, envolvimento com a atividade profissional e muito conhecimento técnico foram os temas abordados durante as oficinas. Os participantes aprenderam a produção de geleia de maracujá e molho de tomate, beneficiamento de aipim e picles, processamento de pão tipo bisnaguinha, bolo de cenoura, torta de legumes e pizza brotinho.

A interação e a troca de experiências entre os participantes enriqueceu o curso, que foi gratuito e aberto à comunidade. “Apesar de ter ênfase para os empreendimentos solidários e agricultura familiar, recebemos também outros integrantes, como profissionais que já atuam no setor de panificação e ex-alunos do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFF, que vieram para conhecer a ideia da economia solidária e também se atualizarem nas áreas do curso”, avalia Paula Bastos, coordenadora da ITCP/IFF.

Foi o caso da Cientista de Alimentos e designer de bolos e chocolates Náyra Francisco, para quem o curso foi proveitoso, dinâmico e agradável. “Pude adquirir mais conhecimento e aprender novas técnicas que, no ramo da confeitaria, são essenciais. Foi muito importante para meu currículo e atividade profissional”, conta. O senhor José Luiz também aproveitou a oportunidade para se atualizar. Proprietário de uma padaria, ele presenteou a turma com um bolo confeitado que marcou o encerramento do terceiro dia de capacitação.

Curso de extensão ITCP/IFF

Finalizando as atividades, os participantes puderam avaliar a experiência. “Todos disseram que foi muito positivo e alguns até sugeriram de continuarmos, propormos outras atividades e cursos. Ficamos muito satisfeitos. A equipe que participou foi de grande qualidade, estavam muito empenhados e por isso tivemos uma boa avaliação”, orgulha-se Paula.