CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Curso técnico promove mutirão para implantação de Sistema Agroflorestal

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 28/03/2017 11h45, última modificação 28/03/2017 12h57
Previsão é de que 30 SAFs Horta sejam implantados em toda a região noroeste fluminense.
Mutirão Meio Ambiente

Alunos plantaram banana, cenoura, beterraba, alface, Gliricidia, entre outras espécies.

Dez estudantes do segundo módulo do curso técnico concomitante em Meio Ambiente participaram de um mutirão para implantação de um Sistema Agroflorestal (SAF) Horta na Mata dos Macacos, localizada em Carabuçu, distrito bonjesuense, na última quinta-feira (23). SAFs são consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser aplicados na restauração de florestas e recuperação de áreas degradadas. Entre os benefícios do sistema estão a minimização de riscos de degradação inerentes à atividade agrícola, a otimização da produtividade e a diminuição na perda de fertilidade do solo e no ataque de pragas.

A experiência permitiu aos participantes do mutirão uma aproximação com o trabalho no campo. "Eu via o sistema agroflorestal como forma ideal de produção, porém ainda muito distante da realidade da nossa região. A participação nesse projeto permitiu ver mais de perto o trabalho de um produtor, mostrando que estes sistemas são viáveis e que os pequenos produtores estão buscando aprimoramento e adequação ambiental em suas produções", conta a aluna Mariana Cipryano.

Os alunos foram acompanhados e orientados pelos professores Rafael Gardoni e Daniel Coelho, além de consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Eles atuaram em todo o processo, desde a preparação dos canteiros até a escolha e plantio das mudas. “O projeto Agroflorestal faz parte do projeto integrador do curso técnico em Meio Ambiente e, por isso, os estudantes já vêm trabalhando com essa proposta”, explica Daniel. Um sistema semelhante foi implantado no Campus Bom Jesus na última edição da Mostra do Conhecimento, realizada em setembro de 2016.

A iniciativa da diretoria de Pesquisa, Inovação e Extensão visa ampliar ações extensionistas na bacia do Rio Itabapoana. A previsão é de que 30 SAFs Horta sejam implantados em toda a região noroeste fluminense.