CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Sábado Letivo

Dia de Campo de Equinocultura atraiu alunos e comunidade

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 15/11/2017 12h00, última modificação 07/12/2017 12h54
Próximo evento será dedicado a produtores de leite e acontecerá em maio de 2018, com parceria da Cavil.
Dia de Campo de Equinocultura

O estudante do campus Hiago Ribeiro ministrou minicurso sobre Manejo Equino.

Mais de cem participantes marcaram presença no último Dia de Campo do ano realizado pelo curso técnico em Agropecuária. Abordando uma temática que não é trabalhada entre as disciplinas do curso, os organizadores surpreenderam e atraíram a atenção de alunos e apaixonados pela criação de cavalos. Esse interesse foi o que motivou a realização do evento, cuja programação ofereceu dois minicursos e uma palestra.

Acácio Andrade Santos Jr ministrou o minicurso “Casqueamento e Ferrageamento”, iniciando as atividades do dia. “Os cascos dos cavalos crescem constantemente e precisam de cuidados, e os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar um casqueamento e ferrageamento corretos, enfatizando a importância desse procedimento e as consequências do casqueamento mal feito”, explica a professora Rosana Pereira, uma das responsáveis pelo evento. “Manejo Equino” foi o tema do segundo minicurso, ofertado pelo aluno do segundo ano do curso técnico em Agropecuária do Campus Bom Jesus, Hiago Silva Ribeiro. Ele falou sobre o comportamento dos cavalos e os principais tópicos de manejo, abordando aspectos que auxiliam no entendimento de atitudes, raciocínio instintos e modo de vida dos animais. Os dois minicursos aconteceram no Parque de Exposições da Cavil.

“Nutrição e Alimentação de Equinos” foi o assunto da palestra oferecida durante a tarde, no auditório Professora Amanda Celeste Pimentel. O professor Humberto Pena Couto, da Universidade Estadual Norte Fluminense, destacou a importância do manejo nutricional dos equinos e sua relação com a saúde e desempenho dos animais, que são herbívoros e devem ser alimentados com pasto de boa qualidade. Além disso, devem receber água fresca e suplementação mineral adequada. Ele enfatizou, contudo, que a quantidade e qualidade dos alimentos variam conforme a categoria animal e atividades desenvolvidas.

“Os alunos ficaram bastante satisfeitos com o Dia de Campo, inclusive porque era um sábado letivo, e muitos argumentaram que era mais motivador participar desse tipo de evento do que das aulas em sala, do modo tradicional”, orgulha-se Rosana. O sucesso do evento garantiu o planejamento do próximo encontro, que será dedicado ao produtor de leite. A previsão é que aconteça no dia 25 de maio de 2018 e a realização contará com a parceria da Cooperativa Agrária do Vale do Itabapoana (Cavil).