CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Inscrições Abertas

Divulgada programação da IX Mostra do Conhecimento e II Feira de Oportunidades do IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 15/09/2021 14h32, última modificação 18/10/2021 19h25
Interessados podem se inscrever gratuitamente até 20 de outubro, pelo site do evento. Atividades acontecerão de forma remota e participantes receberão certificado.

Evento será on-line, respeitando as orientações para o período de pandemia da Covid-19.

Quem deseja garantir vaga nas diversas atividades da IX Mostra do Conhecimento do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana já pode escolher suas favoritas. A programação, que começa no dia 20 de outubro, foi divulgada nesta terça-feira, dia 14 de setembro, e está disponível no site da Mostra. Para participar, os interessados devem se inscrever primeiramente no evento e, em seguida, em cada uma das atividades desejadas.

Serão três dias de evento, com opções para os mais diversos interesses. A mesa de abertura marcará o início da programação, debatendo o tema desta edição: “ConsCIÊNCIA e Sustentabilidade”. Será mediada pelo Núcleo de Sustentabilidade do IFF Bom Jesus, com participação dos professores Vicente de Paulo Santos Oliveira e Valdeir de Souza Julio (IFF), Manuel Farías Viguera (Director de Foro Educativo en Chile) e do biólogo Paulo Bidegain da Silveira Primo. No mesmo dia haverá atividades culturais, mesa redonda sobre serviços ambientais, palestra sobre esporte, apresentação de trabalhos e a II Feira de Oportunidades, que estará disponível para visitação em todos os dias da Mostra.

O segundo dia será de mesas redondas sobre temáticas diversas, como produção agropecuária sustentável, alimentos do futuro, a influência da fotografia e da maquiagem na cultura, e tecnologias de produção mais limpa. A tecnologia continua presente na programação do dia 22, com as palestras “5G na pecuária de precisão” e “Blockchains e criptomoedas”, além da oficina “Química verde e suas métricas”. As atividades culturais ficarão por conta do Grêmio Estudantil e do projeto Nugedis. A cerimônia de encerramento terá início às 20h, com a premiação de trabalhos.

Confira a programação completa AQUI.

Submissão de trabalhos

O prazo para submissão de trabalhos no formato de resumo vai até o dia 26 de setembro, pelo site https://eventos.iff.edu.br/mostradoconhecimento2021.

Cada orientador poderá enviar até três resumos. Essa regra não é válida apenas para orientadores com número de projeto superior a três, uma vez que estão comprometidos com a obrigatoriedade de apresentação de trabalho no evento. Neste caso, o orientador com número superior a três projetos deverá enviar um e-mail à Comissão Científica, pelo endereço cientificamostra.bomjesus@iff.edu.br, indicando os projetos orientados e seus respectivos editais de homologação, de forma a terem possibilidade de acesso ao excedente de projetos permitido na Mostra. O número máximo de autores por resumo é de seis. Os alunos que apresentarão os resumos deverão estar inscritos no evento.

Os trabalhos deverão ser inscritos de acordo com as seguintes áreas temáticas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra e Engenharias; Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar e Extensão. Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de pôster (banner) virtual ou apresentação oral on-line.

O modelo de submissão, as orientações para o envio e demais informações sobre as apresentações estão disponíveis no site do evento.

Mostra do Conhecimento

A Mostra do Conhecimento é um evento de divulgação científica e extensão promovido pelo Instituto Federal Fluminense CampusBom Jesus do Itabapoana desde 2012. Neste ano, em sua IX edição, a Mostra novamente acontecerá de forma remota, obedecendo o distanciamento social e todas as orientações para o período de pandemia da Covid-19. “O evento, agora de forma adaptada, vem oportunizar espaço para apresentação e divulgação dos trabalhos desenvolvidos no campus, bem como oficinas, palestras, minicursos, apresentações culturais e outros eventos para os participantes inscritos de toda a comunidade”, explica a Comissão Organizadora.

Também neste ano acontecerá a segunda edição da Feira de Oportunidades do Campus Bom Jesus, cujo objetivo é estreitar a relação entre escola-empresa-comunidade, criando um espaço de integração entre setor produtivo, comunidade acadêmica e recurso humano especializado. Devido à pandemia, o formato original, com estandes para exposição das empresas e das instituições parceiras foi substituído por um espaço virtual, que contém informações sobre cada empresa/instituição e seus endereços eletrônicos, a partir dos quais o visitante poderá navegar pelos menus e conhecer as áreas de atuação, os negócios de cada uma delas, além de ser direcionado para o setor de Recursos Humanos, quando houver interesse em enviar seu currículo. O evento contará também com palestras técnicas diversas, que acontecerão em espaços virtuais.