CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Educação no Campo

Equipe de trabalho e educadores do Pronera iniciam capacitação

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 30/09/2019 11h30, última modificação 30/09/2019 12h44
Eles foram recebidos no IFF Bom Jesus e participaram do primeiro curso entre os dias 27 e 29 de setembro.
Curso de Capacitação do Pronera

Curso está organizado no regime da Pedagogia da Alternância.

A equipe de trabalho e os educadores que atuarão nos assentamentos e comunidades rurais atendidos pelo Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária (Pronera) deram início, no dia 26 de setembro, à primeira parte do Curso de Formação Inicial em Educação do Campo: Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Assentamentos da Reforma Agrária e Comunidades Rurais. O curso de formação dos educadores está organizado no regime da Pedagogia da Alternância e esse primeiro momento aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro de 2019, quando refletiram sobre as bases teórico-metodológicas adotadas pelo programa.

A capacitação é parte do projeto aprovado pelo Pronera para ser executado pelo Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus, que oferecerá as cinco primeiras séries do Ensino Fundamental a 240 moradores de sete assentamentos do interior do estado do Rio de Janeiro. Ao todo, cinco municípios serão atendidos pela iniciativa.

A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes da equipe gestora e pedagógica do programa, que formaram a mesa diretiva: o Instituto Federal Fluminense (IFF), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Igor Carvalho, vice-coordenador do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ, ressaltou a importância do Pronera para a Educação do Campo em áreas de assentamento em todo o Brasil. “Este processo formativo certamente terá um impacto positivo no Norte e Noroeste Fluminense”, afirmou. Para Thais Romano, coordenadora do projeto, o projeto é um desafio, “mas é uma satisfação imensa fazer parte desse movimento em prol da educação. Hoje é o início de uma longa caminhada, mas que dará bons frutos. Estamos muito motivados”.

O diretor de Relações Institucionais do IFF, Fernando Ferrara, parabenizou o campus pela aprovação do projeto e os professores da UFRRJ, pela relevância do trabalho prestado e pelo compartilhamento de conhecimentos e experiência com os presentes. Para ele, é preciso motivar e potencializar a formação profissional junto às comunidades atendidas, conforme as áreas de relevância e interesse local. “Esta ação educativa representa a possibilidade de um resgate para aqueles que não tiveram oportunidade de ter acesso à educação formal no momento oportuno. Por meio dessa ação também serão criadas possibilidades para que se promova a melhoria do indivíduo, quer seja na aquisição de conhecimentos, quer seja na elevação de sua autoestima e qualidade de vida”, ponderou.

A próxima etapa da capacitação está prevista para os dias 23 e 24 de novembro, no Campus Bom Jesus do Itabapoana.