CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Agropecuária

Estudantes participam de Dia de Campo sobre café em Arraial Novo

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 05/10/2022 11h34, última modificação 05/10/2022 11h46
IFF Bom Jesus apoiou a organização do evento e alunos do Curso Técnico em Agropecuária participaram da capacitação.
Estudantes participam de Dia de Campo sobre café em Arraial Novo

Qualidade do café da região tem sido destaque em concursos.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana marcou presença em mais um evento do setor de cafeicultura da região Noroeste do Rio de Janeiro. O Dia de Campo, realizado no dia 28 de setembro na Fazenda Candelária, do produtor rural José Ferreira Pinto, reuniu mais de 200 participantes em uma manhã dedicada a temas relacionados à produção de Café de Montanha. As turmas de terceiros anos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária participaram da programação, que teve início às 8h.

Produtores, estudantes e demais profissionais da área puderam aperfeiçoar os conhecimentos sobre o assunto em duas estações temáticas: a primeira, orientada pelo extensionista do Incaper Tássio de Souza, abordou o pós-colheita do café. A segunda, sob a responsabilidade dos profissionais Gustavo Polido, da Emater-Rio, e José Ferreira, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apresentou técnicas e tecnologias aplicadas à cafeicultura de montanha. Encerrando a programação do evento, Cesar Abel Khroling, do Incaper, também ministrou uma palestra sobre o assunto.

Segundo o professor Lanusse Cordeiro, que atuou na organização do evento e acompanhou os estudantes, foi um evento muito produtivo, cumprindo o objetivo de mostrar as novidades do setor aos produtores da região. O Dia de Campo foi realizado pelo Governo do Rio de Janeiro, por meio da Emater-Rio e da Pesagro-Rio, com apoio do IFF Bom Jesus, da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana e do Sebrae.