CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Bom Jesus

Estudantes plantam ipês amarelos para homenagear pais vítimas da Covid-19

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 28/01/2022 16h05, última modificação 28/01/2022 16h15
Mudas foram plantadas na área de reserva legal do IFF Bom Jesus, próximo ao Lago José Neves.
Estudantes plantam ipês amarelos para homenagear pais vítimas da Covid-19

Árvores embelezarão a paisagem do Lago José Neves, o Laguinho.

Os últimos anos foram marcados por um enorme desafio para todo o mundo. A pandemia do novo coronavírus trouxe consigo repercussões de ordem política, econômica, sanitária e humanitária. Mudou a rotina, a vida e a história de inúmeras famílias que foram submetidas a perdas irreparáveis, como as dos estudantes Layna Silva e Gabriel Ramos, do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuária. Em 2021 eles se despediram precocemente de seus pais, vítimas da Covid-19, e, apesar da tristeza, encontraram uma forma de ressignificar a imensa saudade deixada por pessoas tão amadas.

As sementes deixadas por Fabio Cristiano Vieira da Silva e Luiz Paulo Rodrigues em Layna e Gabriel, respectivamente, frutificaram em afeto, carinho, respeito, gratidão, e muitos outros bons sentimentos lembrados por eles, que escolheram o plantio como forma de eternizar a presença dos pais. Duas mudas de ipês amarelos, plantadas na área de Reserva Legal do IFF Bom Jesus, homenageiam a trajetória do assessor parlamentar Fabio Cristiano, de 45 anos, e do diretor regional administrativo Luiz Paulo, de 46, e poderão ser vistas por todos que passarem pelo Lago José Neves, em Bom Jesus. “É um lugar onde eu posso ir, onde pessoas podem ver uma árvore muito linda que me remete ao meu pai. Isso é muito bom para mim e minha família. No dia do plantio eu me emocionei muito por lembrar da pessoa que ele era e é, porque ele ainda vive em mim e nos corações de todos que ele amava”, afirma Gabriel.

A ideia da homenagem foi da professora Kelly Lamônica, coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária, que destacou a importância de acolher os alunos e ajudá-los a passar por esse momento. Para Layna, o retorno às aulas também tem sido importante. “O plantio fez com que eu me sentisse acolhida pela a escola e com toda certeza o retorno das aulas está me ajudando. Ter contato com meus colegas da escola, distrair a minha cabeça dessa situação que eu estou vivendo”, conta.

As mudas receberam identificação, com nome e uma frase marcante citada por cada um dos homenageados. "Deus só permite o mal se desse mal ele tirar um bem maior" era a citação favorita de Luiz Paulo. “Só fui entender essa frase após ele partir. Ficou marcado em meu coração que a missão dele já foi cumprida aqui”, destaca Gabriel. Layna escolheu a frase “A luta não pode parar”, que eterniza para ela aquele que foi “o melhor pai que Deus poderia dar”.

Estudantes plantam ipês amarelos para homenagear pais vítimas da Covid-19

Ação foi realizada com o apoio da professora Kelly e colegas de turma.

Retorno presencial – O IFF Bom Jesus reiniciou as Atividades Pedagógicas Presenciais no último dia 18 de janeiro, seguindo todos os protocolos estabelecidos pela Comissão Local de Biossegurança para garantir a proteção dos estudantes e servidores durante as ações realizadas no campus. É exigida comprovação de vacinação para a frequência à instituição, assim como o uso de máscaras e álcool em gel.