CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Engenharia da Computação

Estudantes promovem consulta pública para criação de aplicativo gratuito para estudo de idiomas

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 24/08/2020 16h13, última modificação 24/08/2020 16h15
Produto é fruto de participação no projeto 1.000 Engineering Solutions For The World, da Associação Brasileira de Educação em Engenharia.

Os estudantes Luan Crisóstomo e Everaldo Borges, do Curso Superior em Engenharia da Computação do Instituto Federal Campus Bom Jesus do Itabapoana, são participantes do projeto 1.000 Engineering Solutions For The World (1.000 Soluções de Engenharia para o Mundo), da Associação Brasileira de Educação em Engenharia. A proposta da dupla para a competição é criar um aplicativo gratuito para aprendizagem de idiomas, estabelecendo conexões que possibilitem a prática e desenvolvimento na língua de maneira colaborativa. Com o objetivo de identificar o interesse da comunidade pelo produto, os estudantes estão promovendo uma consulta pública, por meio de formulário online. Todos podem participar.

“Esse formulário é uma consulta à sociedade para verificar e dar firmeza aos princípios do aplicativo. Quanto mais respostas obtivermos, melhor será para o planejamento e mais satisfatório será o produto final”, explica Luan. A ideia de criar o aplicativo surgiu da identificação de uma lacuna no mercado, segundo os competidores. “A falta de aplicativos que tenham um ensinamento de básico a avançado completo é grande. Além disso, não prendem a atenção do usuário, o que causa muitas desistências. Muitos são pagos e não centralizam todas as atividades que ajudam o aprendizado”, afirmam.

O projeto 1,000 Engineering Solutions for the World é uma oportunidade de capacitação para estudantes de nível médio, técnico, superior e de pós-graduação, de instituições públicas ou privadas, voltada especialmente para estudantes de cursos de engenharia. O objetivo do projeto é fomentar e estimular nos estudantes o desenvolvimento do empreendedorismo, envolvendo aspectos ligados a cultura, mentalidade, competência, comportamento, atitudes, intenções e valores empreendedores.

A competição é dividida em duas etapas, chamadas de “rounds”, e os projetos aprovados para o segundo round terão sua ideia publicada no e-book “Engineering Solutions”, além de garantirem a oportunidade de conhecerem consultores e especialistas em negócios. Todos os participantes também receberão certificados de classificação.