CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Ensino

IFF Bom Jesus firma parcerias com empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 11/05/2020 12h30, última modificação 11/05/2020 13h18
Por meio dos convênios firmados, IFF pode oferecer cursos de capacitação e alunos têm acesso a conteúdo exclusivo das empresas.
Parcerias possibilitam oferta de cursos à comunidade acadêmica

Recursos são disponibilizados por meio de plataformas online.

O curso técnico em Informática e o curso superior em Engenharia de Computação do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus firmaram três parcerias que já têm beneficiado os estudantes da instituição, de maneira ainda mais especial durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19. As empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação Cisco Systems, Red Hat e Oracle, por meio de programas acadêmicos, oferecem acesso a cursos, materiais didáticos, softwares, além de ambientes virtuais e tecnologias desenvolvidas por elas.

A Cisco Systems é uma companhia estadunidense cuja principal atividade é o oferecimento de soluções para redes de computadores, tendo destaque no mercado de roteadores e switches, que são equipamentos que possibilitam a conexão de computadores em rede. “Por meio da parceria com essa empresa, o IFF Bom Jesus faz parte do Cisco Networking Academy Program, sendo capaz de utilizar a plataforma de cursos NetAcad para introduzir os treinamentos da empresa nos currículos de Técnico em Informática e Engenharia de Computação”, explica o coordenador do Bacharelado em Engenharia da Computação do campus, Fabricio Barros. O curso “Internet das Coisas”, oferecido recentemente e aberto à comunidade externa, por exemplo, foi criado utilizando esse ambiente virtual. Além disso, a plataforma oferece cursos de curta duração, ofertados gratuitamente à comunidade do IFFluminense neste período de isolamento social.

A Red Hat é líder mundial no fornecimento de soluções open source (de “código aberto”, que pode ser adaptado para diferentes fins) para o mercado corporativo da área de tecnologias da informação e comunicação. O destaque é o Red Hat Linux, que é um sistema operacional para suportar serviços de redes de computadores. Por meio da parceria, o Campus Bom Jesus do Itabapoana tornou-se uma Red Hat Academy, o que possibilitou a oferta de materiais didáticos, softwares e uso de laboratórios práticos da empresa durante as aulas dos cursos técnico em Informática e Engenharia da Computação.

A parceira mais recente é a Oracle, por meio do Oracle Academy Program. “Vale ressaltar que tal empresa é líder de mercado no segmento de desenvolvimento e comercialização de bancos de dados”, explica Fabricio. “De forma semelhante aos outros programas de academia, tanto alunos quanto professores são beneficiados, tendo em vista que oferece acesso a conteúdos para aprimoramento teórico e prático”, acrescenta. A Oracle, por meio do programa, também oferece acesso às tecnologias desenvolvidas pela empresa.