CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Família

IFF Bom Jesus inaugura Espaço Kids

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 05/05/2022 15h42, última modificação 05/05/2022 16h25
Ambiente foi criado para receber filhos de servidores e alunos, além de oferecer espaço adequado para amamentação.
Espaço Kids

Local foi escolhido para proporcionar segurança e conforto às crianças e aos pais.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana acaba de inaugurar um novo ambiente na instituição. Criado para acolher filhos de servidores e estudantes durante o período de permanência no campus e proporcionar um local confortável para mães lactantes durante a amamentação, o Espaço Kids foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 04 de maio, com a participação da comunidade acadêmica. A ocasião também proporcionou um momento de comemoração e homenagem pelo Dia das Mães.

O pequeno Heitor Guimarães Ramos Muniz, de dois anos e dois meses, é filho dos professores Ana Guimarães e Leonardo Muniz. Ele participou da cerimônia de inauguração e não perdeu tempo: foi logo conferir o que o espaço oferecia. Brincou com tudo – carrinhos, bonecas, números... e parece que gostou!

A mamãe, Ana, também aprovou a iniciativa e destaca a importância de garantir à comunidade o direito à inclusão das crianças, oportunizando o crescimento próximo aos pais. “Esse é um espaço político. Todos os espaços públicos deveriam pensar nesse espaço, para realmente trabalharmos com a ideia de inclusão. Isso é ser inclusivo: a criança crescer junto aos pais que trabalham na escola. É mais do que as quatro paredes, é uma ideia, é trazer a família para a escola”, refletiu, garantindo que será frequentadora do local.

Família Ramos Muniz

Os professores Ana Guimarães e Leonardo Muniz e o filho, Heitor, durante inauguração.

A idealizadora do Espaço Kids e diretora de Pesquisa e Extensão, Sheila Abrahão, afirma que a ideia surgiu para servir de um ponto de apoio para pais, mães e responsáveis que não tenham outro local para deixar os filhos durante o período de trabalho, devido a alguma eventualidade ou necessidade especial. Ela reforça o caráter acolhedor e inclusivo da iniciativa, que visa também promover a proximidade entre pais e filhos. “É um conforto psicológico para o servidor saber que o filho dele será acolhido no ambiente de trabalho. Nós, que somos mães e pais, sabemos como é importante quando cuidam e pensam neles. Neste espaço as crianças poderão brincar, desenhar, fazer as tarefas escolares, ler...e as mães poderão amamentar com mais tranquilidade e conforto”, explica.

O Espaço não conta com cuidador disponível para acompanhar as crianças, sendo responsabilidade dos pais providenciar a companhia. Contudo, o projeto “Desenvolvendo Valores Kids”, coordenado pela servidora Marcelle Freire, planeja realizar ações periódicas voltadas para as crianças e pais. “Serão ofertadas oficinas de treinamento para os filhos, com diversos temas que envolvam o crescimento interpessoal, intrapessoal e inteligência emocional. Ofereceremos também um material de orientação aos pais, com o objetivo de contribuir para um convívio harmonioso e feliz com seus filhos”, conta Marcelle, que também é psicóloga.

Dia das Mães – A inauguração também reservou um momento especial para homenagear as mães, que comemoram seu dia no próximo domingo, 08 de maio. Os servidores foram convidados a participar de um coffee break e as mamães ganharam mudas de mini ixora.