CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Parceria

IFF Bom Jesus recebe graduandos da Universidade Salgado de Oliveira para aulas práticas

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 10/11/2022 13h23, última modificação 10/11/2022 13h35
Estudantes participaram de atividades práticas nas áreas de apicultura e laticínios.
Estudantes de Medicina Veterinária Universidade Salgado de Oliveira

Atividades incluíram todas as fases de processamento do mel: da colheita ao beneficiamento.

A Casa do Mel e os laboratórios de Apicultura e Processamento de Laticínios do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana foram as salas de aula de estudantes do Curso Superior em Medicina Veterinária da Universidade Salgado de Oliveira Campus Campos dos Goytacazes na última terça-feira, dia 08 de novembro. O grupo de 12 futuros médicos veterinários se uniram a três estudantes do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFF Bom Jesus para participar das aulas ministradas pelos professores Geraldo Pereira e Christyane Bisi.

O professor José Leonardo Gualberto Ramos, coordenador do curso de Medicina Veterinária, acompanhou as atividades e destacou a importância do acesso ao conteúdo prático para os graduandos. “O IFF colaborou com excelentes aulas práticas daquilo que observamos na teoria, desde a apicultura, até o processamento do leite, com os produtos e subprodutos. Foi um dia altamente didático e proveitoso”, considerou. O estudante Pedro Nizio Guedes Azevedo agradeceu pela oportunidade e destacou a relevância da capacitação para os futuros profissionais. “Fomos recebidos com muito carinho e os cursos deram base a nós, alunos da Universidade Salgado de Oliveira, na direção do que decidirmos seguir profissionalmente após a conclusão da nossa graduação em Medicina Veterinária”, disse. “Estamos saindo daqui com um novo olhar”, acrescentou a graduanda Shayana da Silva Alvarenga.

Alunos do Campus Bom Jesus também aproveitaram a estrutura para ampliar os conhecimentos obtidos no curso superior. Antônia Felipe dos Santos Mendes, estudante de Ciência e Tecnologia de Alimentos, afirma que as aulas práticas sempre proporcionam experiências inovadoras e uma forma divertida de aprender. “Ficamos um pouco nervosos, ansiosos, por termos que lidar com as abelhas, mas é uma coisa legal, porque é algo que não aprendemos em sala de aula. Além de ser divertido, temos a oportunidade de aprender na prática. Todos se divertem e acabam falando muito sobre isso depois, até como curiosidade para contar aos amigos. É algo muito bom”, avalia.

O professor Geraldo Pereira Junior ministrou a capacitação na área de apicultura e processamento de mel. Para ele, as aulas são fundamentais para complementar a formação acadêmica dos discentes, como forma de consolidar o conhecimento adquirido ao longo das atividades em sala de aula. “Isso é indispensável para a formação de um profissional completo, diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Esse profissional deverá ser capaz de identificar pontos críticos dentro do sistema produtivo e solucioná-los com responsabilidade técnica. Para isso é fundamental a construção de sua visão e seu conhecimento a partir das suas experiências, muitas delas adquiridas ao longo das aulas práticas”, pondera, destacando a relevância do IFF na oferta de um serviço público de qualidade, que proporciona aos discentes a possibilidade de exercerem papel ativo no processo de aprendizagem.