CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Evento

IFF Bom Jesus recebe I Ateliê de Especialistas em ILPF do Noroeste Fluminense

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 15/03/2023 14h52, última modificação 15/03/2023 15h07
Estudantes do IFF Bom Jesus e profissionais da Embrapa, Incaper, Emater Rio, Pesagro e Secretaria Municipal de Agricultura de Bom Jesus do Itabapoana participaram do evento.
I Ateliê de Especialistas em ILPF do Noroeste Fluminense

Encontro oportunizou troca de conhecimento e experiências entre profissionais do setor agropecuário.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana recebeu, no dia 09 de março, o I Ateliê de Especialistas em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) do Noroeste Fluminense. O evento reuniu técnicos de diferentes instituições, com o objetivo de definir um protótipo-conceito em ILPF. Foi realizado a partir de um convênio firmado entre o IFF e a Embrapa Gado de Leite, por meio do qual serão desenvolvidas ações no Noroeste Fluminense, Sul Capixaba e Leste Mineiro.

O professor Alisson Jordão, coordenador do Laboratório de Bovinocultura do Campus Bom Jesus, explica que, uma vez definido o protótipo-conceito, ele será implantado, conduzido e avaliado na instituição. A coleta e análise de dados técnicos possibilitará a utilização de informações para as avaliações de desempenho e adaptações dos protótipos de sistemas. “Após os ajustes finais e, tendo sido validado o protótipo, o conhecimento gerado em todas estas fases será sistematizado na forma de uma ampla análise finalística sobre os sistemas desenvolvidos e registrado em documentação técnica e científica”, afirma. Além disso, serão realizados eventos de transferência de tecnologia visando à apresentação dos conhecimentos gerados ao setor produtivo.

O primeiro encontro contou com a presença de profissionais de diferentes instituições do setor agropecuário, que atuam no Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Segundo Alisson, utilizar a experiência de todos na região será importante para definir as bases técnicas que subsidiarão a implantação de uma unidade de referência que permitirá desenvolver tecnologias adaptadas e difundir um novo modelo de produção agropecuária sustentável para a região. Também participaram estudantes que atuam em projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos no Laboratório de Bovinocultura, sob supervisão do professor Alisson Jordão. 

Estão previstos outros encontros técnicos futuros, para avaliação da implantação da unidade de referência tecnológica e de pesquisa em ILPF, bem como para ações de capacitação e transferência de tecnologia.