CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Olimpíadas do Conhecimento

IFF Bom Jesus tem 36 alunos aprovados para segunda fase da OBMEP

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 15/06/2022 21h56, última modificação 15/06/2022 21h59
Estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país participam da Olimpíada, que já está em sua 17ª edição.
17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

- Foto: Divulgação (Obmep)

Estudantes de todos os Cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana participaram da primeira fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada no dia 07 de junho, no campus. A prova continha 20 questões sobre diversos conteúdos de Matemática e 36 discentes do IFF Bom Jesus já estão classificados para a segunda fase, que acontecerá no dia 08 de outubro. Há possibilidades para premiação com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menção honrosa.

"Acredito que a OBMEP pode ser uma ação pedagógica auxiliadora no processo de disseminação do conhecimento científico", afirma o professor Leonardo Muniz.

A OBMEP é uma competição que visa estimular o estudo e desenvolvimento da Matemática em diversos níveis, contribuindo para o fortalecimento da Educação Básica em todo território nacional. Segundo o professor Leonardo Muniz, a instituição busca oferecer oportunidades para estudantes que queiram desenvolver uma Matemática criativa, colaborativa, afetiva e democrática. “Temos um interesse na consolidação de uma formação humana em ciências ditas exatas. Nesse sentido, decidimos, como escola, oportunizar os/as estudantes a participarem de uma olimpíada de um modo mais colaborativo e menos competitivo. Isso fica evidente após a aplicação da prova, quando encontramos discentes discutindo as diversas formas de solução de um problema”, avalia. Para ele, permitir que a matemática contribua para uma formação plural e diversificada modifica a sociedade, construindo sensibilidades de dentro para fora da Escola. “Acho que esse é o objetivo principal da formação básica”, conclui.