CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Cooperação IFF e Inea

IFF e Inea promovem mutirão para cadastro ambiental rural

por Comunicação Social do campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 30/04/2016 12h57, última modificação 02/05/2016 08h57
Produtores rurais do município de Bom Jesus do Itabapoana foram cadastrados gratuitamente.
O micródromo do campus foi reservado para o evento

Cerca de 40 proprietários foram atendidos nos dois dias de mutirão. - Foto: Foto: Rafael Gardoni

 

Aproximadamente 40 proprietários de imóveis rurais do município de Bom Jesus do Itabapoana efetuaram o Cadastro Ambiental Rural (CAR) durante o mutirão realizado nos dias 27 e 28 de abril pelo campus Bom Jesus do Itabapoana, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Os proprietários tiveram o auxílio de servidores de ambas as instituições para concluir o cadastro, que é obrigatório e garantirá benefícios adicionais a todos que o efetivarem até o dia 5 de maio de 2016. Contudo, aqueles que não conseguirem efetuar o cadastramento até a próxima quinta-feira (5) também deverão fazê-lo posteriormente para regularizar a situação do imóvel. Para tanto, o IFFluminense continuará oferecendo suporte mediante agendamento prévio.

O público-alvo do mutirão desta semana foi os proprietários cujos imóveis possuem até quatro módulos fiscais. No caso específico de Bom Jesus do Itabapoana, isto equivale a 120 hectares, mas o valor varia conforme o município. O coordenador do curso técnico em Meio Ambiente e um dos responsáveis pelo mutirão, professor Rafael Gardoni, avaliou a realização como “extremamente satisfatória” e ressaltou que este “é um serviço gratuito para pequenos proprietários (até 120 hectares) e demonstra a atuação do IFF na missão de auxiliar o desenvolvimento da região”.

O CAR é uma ferramenta de regularização ambiental do imóvel rural e, em Bom Jesus, o IFFluminense será um polo de apoio para sua efetivação. “O apoio do IFFluminense ao Inea possibilita que o proprietário rural que ainda não esteja regularizado e não tem condições financeiras de fazê-lo tenha o apoio do governo para regularizar o seu imóvel rural”, avalia o representante do Inea, Leonardo Bernardo Campaneli da Silva.

Além dos benefícios ao produtor, como a possibilidade de obtenção de crédito rural, por exemplo, as informações do cadastro poderão servir de base para pesquisas e projetos futuros. “Teremos as informações consolidadas em um banco de dados de acesso livre, que no futuro poderão subsidiar ações no sentido de trazer preservação ambiental, pesquisas relacionadas a conservação, manejo florestal sustentável e outras formas de gestão de recursos naturais que estejam de acordo com a lei”, conclui Leonardo.

O cadastramento no campus Bom Jesus do Itabapoana terá continuidade nas próximas semanas, conforme agendamento prévio, feito pela coordenação do curso técnico em Meio Ambiente. Para tanto, os proprietários devem procurar pelo professor Rafael Gardoni.

Comunicação Social do campus Bom Jesus do Itabapoana