CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Agricultura Familiar

IFFluminense e Aproenf firmam acordo de cooperação técnico-científica

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 28/03/2017 13h00, última modificação 28/03/2017 13h28
Assinatura do termo aconteceu em reunião realizada em Varre-Sai – RJ .
Parceria beneficiará produtores da região Noroeste Fluminense

Presidente da Aproenf acredita que a parceria beneficiará a todos na região.

Cerca de 20 produtores rurais orgânicos de Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, São José de Ubá, Porciúncula, Varre-Sai e Natividade poderão contar com a parceria do Campus Bom Jesus do Itabapoana para o desenvolvimento de ações de pesquisa, extensão e apoio às atividades no campo, graças ao termo de cooperação técnico-científica assinado entre o IFFluminense e a Associação dos Produtores Orgânicos do Extremo Noroeste Fluminense (Aproenf).

Atualmente, o campus produz mudas de hortaliças para os produtores, que fornecem as sementes e bandejas para o cultivo. A expectativa é que o acordo amplie os benefícios oferecidos aos agricultores da região, desenvolvendo e profissionalizando a educação no campo, fomentando a Agricultura Familiar. “Novos projetos incentivarão o melhoramento no cultivo de hortas, pomares e da agricultura orgânica de modo geral, com a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) Horta nos municípios. Facilitará, ainda, a troca e comercialização de sementes e de mudas de qualidade, que muitas vezes o agricultor tem dificuldade de conseguir em suas localidades”, analisa o presidente da Aproenf, Jorge Luiz Martins de Almeida.

Além do benefício aos produtores, a parceria busca promover a preservação do meio ambiente local. Novas propostas já vem sendo planejadas para a implantação de um Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) no Campus Bom Jesus, “com vistas a ampliar a divulgação da agroecologia, oferecendo cursos de capacitação a professores e espaço para palestras, eventos e iniciativas de ampliação da agroecologia na região”, afirma o diretor de Pesquisa, Inovação e Extensão, Daniel Coelho.

Agricultores da Aproenf comercializam produtos orgânicos semanalmente, às sextas-feiras, na feira de produtos orgânicos de Bom Jesus, que acontece na Praça da Bíblia, próximo ao Batalhão da Polícia Militar.