CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

2022/1

Inscrições abertas para Auxílios para Redução da Insegurança Alimentar, Transporte e Alojamento

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 24/02/2022 18h40, última modificação 24/02/2022 20h13
Estudantes do IFF Bom Jesus matriculados no ano letivo de 2022, incluindo novos alunos, poderão se inscrever por meio de formulário on-line único.
Assistência Estudantil

Estão abertas, até o dia 27 de março, as inscrições para Auxílio Transporte, Auxílio para Redução da Insegurança Alimentar e Nutricional e para a Residência Estudantil do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Conforme estabelecido no Edital nº 15/2022, podem se candidatar estudantes regularmente matriculados para o ano letivo de 2022, que terá início no dia 18 de abril.

As inscrições serão realizadas por meio de um formulário único, disponível AQUI. A inscrição será confirmada pelo recebimento de e-mail automático de confirmação do Google Forms e, em caso de não recebimento, o aluno deverá realizar novo envio.

Esta será a primeira vez que o IFF Bom Jesus realiza o processo seletivo para os auxílios estudantis de forma unificada. Segundo a diretora de Assistência Estudantil, Kátia Kawase, o objetivo é facilitar a inscrição dos alunos, que poderão se inscrever para as três modalidades de uma só vez, caso preencham os requisitos. Os critérios para definir o público prioritário das ações de Assistência Estudantil são determinados pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), por meio do Decreto nº 7.234/2010, que estabelece: “estudantes oriundos da rede pública de educação básica e com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio, sem prejuízo de demais requisitos fixados pelas instituições federais de ensino superior”.

As datas dos resultados parciais e final estão disponíveis no Anexo I do edital, no Portal de Seleções

Entenda cada um dos auxílios oferecidos por meio da seleção unificada:

Auxílio Transporte

É um subsídio financeiro repassado aos estudantes que tenham dificuldades para se deslocar de suas residências até a instituição de ensino e não tenham acesso à gratuidade do passe escolar. Os valores deste benefício estão organizados de acordo com a distância entre a residência de origem do estudante e o Campus Bom Jesus do Itabapoana e estão descritos no Edital que rege a seleção.

Requisitos – Estar regularmente matriculado e frequentando as aulas dos cursos técnicos ou superiores do IFF Bom Jesus no ano letivo de 2022; não ter condições de acesso gratuito garantido por ações provenientes de iniciativas públicas municipais ou estaduais; e residir em área de difícil deslocamento ou acesso dentro do município de Bom Jesus do Itabapoana ou em outro município.

Toda documentação comprobatória exigida deverá ser enviada para o e-mail unificado2022.bomjesus@iff.edu.brentre os dias 06/05 e 10/05, conforme orientações do edital: Termo de Compromisso (disponível no Anexo IV do edital) assinado;  cópia legível do RG e CPF do estudante; cópia legível do comprovante do número da conta corrente em nome do estudante.

Auxílio para Redução da Insegurança Alimentar e Nutricional

É um subsídio financeiro, no valor de R$ 200,00, repassado aos estudantes com o objetivo de contribuir para a redução da insegurança alimentar e nutricional.

Requisito – Estar regularmente matriculado e frequentando as aulas dos cursos técnicos ou superiores do IFF Bom Jesus no ano letivo de 2022.

Toda documentação comprobatória exigida deverá ser enviada para o e-mail unificado2022.bomjesus@iff.edu.br, entre os dias 06/05 e 10/05, conforme orientações do edital: Termo de Compromisso (disponível no Anexo IV do edital) assinado;  cópia legível do RG e CPF do estudante; cópia legível do comprovante do número da conta corrente em nome do estudante.

 Residência Estudantil

A Residência Estudantil é uma das modalidades da Política de Assistência Estudantil do IFF Bom Jesus, destinada aos estudantes que dela necessitam para a sua formação. Tem como objetivo contribuir para melhorar o desempenho acadêmico e prevenir situações de evasão ou reprovação decorrentes das condições financeiras e da distância da residência do estudante em relação ao Campus Bom Jesus do Itabapoana.

Requisitos – Estar regularmente matriculado e frequentando as aulas dos cursos técnicos ou superiores do IFF Bom Jesus no ano letivo de 2022; não ter ocorrências graves disciplinares registradas pela Comissão Disciplinar da Residência Estudantil, pela Diretoria de Assistência Estudantil e/ou pelo Serviço Social, salvo se expressamente autorizado pelo Serviço Social; residir em localidades (urbanas ou rurais) com distância superior a 20 quilômetros ou em localidades de difícil acesso/deslocamento, cujo percurso diário comprometa a assiduidade às aulas.

Documentação – Para realizar inscrição para a Residência Estudantil, o candidato deverá enviar para o endereço eletrônico unificado2022.bomjesus@iff.edu.br a seguinte documentação: ficha de inscrição preenchida e assinada (disponível no Anexo V do edital); cópia legível do RG, CPF, do comprovante de matrícula e do comprovante de residência de origem atualizado e que esteja no nome do estudante ou em nome de um de seus responsáveis legais; foto 3x4 recente e legível do estudante.

 Pagamentos

A concessão do Auxílio Emergencial para Redução da Insegurança Alimentar e Nutricional e do Auxílio Transporte iniciará a partir do mês de maio/2022, sendo o primeiro pagamento realizado no mês de junho/2022. O estudante somente começará a receber o auxílio a partir do mês subsequente ao da entrega dos documentos e não serão pagos valores referentes a meses retroativos.

Os selecionados deverão informar, no ato da inscrição, o número da conta corrente em seu nome para recebimento do auxílio. Não serão aceitas contas conjuntas ou de terceiros. Conta Poupança será aceita somente da Caixa Econômica Federal e contas digitais apenas do Banco Inter ou Nubank.

 

Inscreva-se AQUI. Mais informações estão disponíveis no Edital nº 15, de 23 de fevereiro de 2022. Dúvidas podem ser enviadas para unificado2022.bomjesus@iff.edu.br.