CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Evento

Inscrições abertas para o "Setembro Amarelo: diálogos e percepções sobre saúde mental na escola"

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 14/09/2022 11h07, última modificação 14/09/2022 11h49
Serão seis dias de programação até o dia 30 de setembro, com início na próxima segunda-feira, dia 19. As inscrições são gratuitas pelo site do evento.
Setembro Amarelo: diálogos e percepções sobre saúde mental na escola

O mês de setembro já é conhecido pela cor amarela, que representa a campanha de conscientização sobre prevenção do suicídio. Ações acontecem de norte a sul do Brasil durante todo o mês para promover informação sobre o tema. O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, por meio do Núcleo de Gênero e Diversidades (Nugedis) e do projeto Cineclube Debates, também aderiu à campanha e promoverá, a partir da próxima segunda-feira, dia 19, uma série de atividades destinadas a estudantes, profissionais e demais interessados. Temas como bullying, autoconhecimento, formação de professores e ansiedade integram a programação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site eventos.iff.edu.br/setembroamarelobomjesus. Haverá certificação para os participantes e o evento é aberto à comunidade externa.

O primeiro encontro acontecerá às 13h do dia 19, com uma conversa sobre bullying e violência na escola, conduzida por alunos do quinto período da Faculdade Metropolitana São Carlos (Famesc) e pela psicóloga Lourdes Medeiros. No dia 20, às 14h, o projeto Educa Saúde IFF, coordenado pela médica Lígia Faial, do Campus Bom Jesus, recebe o psiquiatra Raphael Teixeira Xavier para falar sobre ansiedade generalizada e o ambiente escolar. "Será um momento oportuno e exitoso para nossos discentes participarem e aprenderem um pouco mais sobre como lidar com esse sentimento de forma saudável. Para nossa conversa ficar animada, convido cada aluno a deixar uma dúvida em nosso canal. As manifestações serão enviadas ao nosso convidado para que ele possa direcionar o discurso conforme o desejo dos estudantes", incentiva Ligia. O projeto também está desenvolvendo ações referentes ao Setembro Amarelo pelo Instagram. Acesse o perfil AQUI.

Outras ações da programação que contam com a interatividade dos participantes são os encontros conduzidos pelo projeto Cineclube Debates, que receberá as psicólogas Handyara e Marianna Ferreira. A primeira participará de uma conversa acerca das perspectivas psico-filosóficas sobre o vazio, na tarde do dia 21 de setembro. Já Marianna é a convidada do dia 28, quando discutirão questões sobre orientação profissional e a ansiedade gerada por esse momento na vida dos estudantes. "Os alunos tendem a ter muitos dilemas, questionamentos e angústias relacionados a isso, então teremos um momento para conversar a respeito", explica o professor Rafael Tardin, coordenador do cineclube. "Não será uma palestra, nem workshop, nem uma mesa redonda. Será um momento de diálogo em que todos participam e contribuem", acrescenta. Segundo Rafael, as ações marcam o retorno das atividades presenciais do projeto, depois de quase três anos de presença majoritariamente virtual. Os interessados também podem enviar questionamentos e sugestões para os encontros com as psicólogas pelo perfil do Cineclube Debates no Instagram.

Além da temática do mês, a motivação para a realização do evento está relacionada ao aumento no número de casos de crises de ansiedade na escola, como explica a coordenadora do Nugedis, Sarah Vervloet. "É urgente entendermos que, principalmente após a pandemia, os jovens estejam necessitando de apoio psicológico e emocional. As incertezas de um futuro, as perdas de amigos e familiares e as perspectivas que são exigidas da juventude tornam tudo muito difícil para se administrar. Os estudantes precisam aprender um pouco mais sobre si mesmos. Inteligência emocional é tão importante quanto qualquer conteúdo curricular", analisa Sarah.

A programação completa do "Setembro Amarelo: diálogos e percepções sobre saúde mental na escola" está disponível no site.