CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Evento

ITCP-IFF promove seminário sobre economia solidária e agricultura familiar

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 02/05/2018 09h22, última modificação 02/05/2018 10h13
Programação é gratuita, aberta ao público e inclui palestras e troca de experiências.
Seminário de Economia Solidária e Agricultura Familiar

Evento será realizado no dia 9 de maio, a partir das 8h30min, no Campus Bom Jesus.

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do IFFluminense (ITCP-IFF) realizará, no dia 9 de maio, no auditório Professora Amanda Celeste Pimentel, um seminário sobre economia solidária e agricultura familiar. O objetivo do evento é promover um momento de discussão e ampliação do tema na região noroeste fluminense e sul capixaba, onde a atividade agropecuária tem grande inserção. Por esse motivo, a proposta é conversar sobre a relação da economia solidária e a agricultura familiar, pensando em como eles dialogam, interagem e podem atuar em conjunto. Inessa Salomão, do Cefet-RJ, e Ricardo Scalea, da Coopterra MST-ES, serão os palestrantes. Eles falarão, respectivamente, sobre o panorama da economia solidária no Brasil e sua aplicação na promoção da agricultura familiar.

Iniciando às 8h30min, a programação também prevê um momento de troca de experiências, quando os participantes poderão compartilhar vivências, tirar dúvidas e aprender com os demais. “Para mim, o ponto mais positivo desse seminário é permitir essa troca, a escuta de experiências exitosas pelos nossos grupos incubados e demais agricultores da região; estimulá-los para que trabalhem dessa maneira, acreditando que assim terão um melhor retorno, uma possibilidade de renda e de viver daquilo que sabem fazer no campo”, avalia a professora Thaís Romano, uma das responsáveis pelo evento. Ela acredita que o debate promovido pelo seminário é um mecanismo de promover melhorias nas condições de trabalho e renda dos pequenos agricultores da região.

Paula Bastos, coordenadora da ITCP-IFF, enfatiza a necessidade de discutir os avanços para as questões sociais e econômicas vividas atualmente no país, sendo este um dos papéis da incubadora. “Precisamos divulgar o tema, a importância desses conceitos e sua aplicabilidade no dia a dia da sociedade como um todo. Esse seminário pretende ser um marco nesse sentido: divulgar junto às instituições de ensino e às pessoas que trabalham voltadas para o mundo do trabalho sobre a importância da economia solidária como uma alternativa na geração de renda”, disse.

O seminário é gratuito, aberto ao público e não é necessário realizar inscrição prévia. Mais informações estão disponíveis na página da ITCP-IFF no Facebook. Confira a programação completa:

Programação Seminário