CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Meu Rio Itabapoana, Minha Vida

Meio Ambiente realiza trabalho de educação ambiental com alunos de escolas públicas

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 16/11/2017 10h40, última modificação 16/11/2017 10h57
Atividade é parte de projeto idealizado pelo Grupo de Apoio em Calamidades de Bom Jesus. Ação de limpeza do rio será realizada no sábado, com apoio da comunidade e de instituições da região.
Educação Ambiental

Alunos das modalidades Integrado e Concomitante participaram da ação.

O projeto “Meu Rio Itabapoana, Minha Vida”, idealizado pelo Grupo de Apoio em Calamidades (GAC) de Bom Jesus, com parceria do Instituto Federal Fluminense e outras instituições da região, realizará uma ação de limpeza do rio Itabapoana neste sábado, dia 18 de novembro. A primeira retirada de lixo aconteceu em 2015, quando também foi realizada uma exposição de objetos como vasos sanitários, pneus, eletrodomésticos, colchão, entre outros que foram encontrados. A conscientização sobre a importância de preservar a qualidade dos afluentes é um dos pilares do projeto, que tem dado grande atenção à educação ambiental das crianças bonjesuenses.

Neste sentido, aproximadamente 300 crianças de nove escolas públicas de Bom Jesus do Itabapoana – RJ e Bom Jesus do Norte - ES participaram de um trabalho realizado no IFF Bom Jesus nos dias 13 e 14 de novembro. Alunos do curso técnico em Meio Ambiente desenvolveram uma peça teatral que divertiu o público, abordando temas como preservação de nascentes, usos e desperdício da água, lixo e coleta seletiva. “Houve muita interação com as crianças ao longo da peça, mostrando como a cultura é uma ferramenta fundamental para a transmissão de informações e conhecimento. Nossos alunos nos surpreendem cada vez mais mostrando suas habilidades de organização, recepção, sonorização, figuro, maquiagem e atuação”, disse o professor e coordenador do curso, Rafael Gardoni. Toda a peça foi escrita e produzida pelos estudantes, que realizaram três apresentações.

Dando continuidade a essas ações, a limpeza do rio, marcada para o dia 18 de novembro às 8h, também terá atividade de conscientização, com panfletagem e conversa com moradores de ambos os municípios. Além do GAC e do IFF, o projeto conta com a parceria do Lions, Rotary, Tiro de Guerra, defesa Civil, secretarias de educação e meio ambiente, entre outras instituições.

Meu rio Itabapoana, minha vida