CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Nugedis

Mês do Orgulho LGBTQIA+ termina nesta semana, com palestra e show

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 26/06/2022 17h33, última modificação 26/06/2022 17h41
Atividades são gratuitas e abertas ao público. Ainda é possível se inscrever pelo site do evento.
Mês do Orgulho LGBTQIA+ no IFF Bom Jesus

A programação do Mês do Orgulho LGBTQIA+ está chegando ao fim no Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Nesta segunda-feira, dia 27, a palestra "Um professor preto de saia: ensinando e aprendendo sobre diversidades", com o historiador e professor Joatan Nunes, terá início às 14h30min, no auditório Amanda Celeste Pimentel. Encerrando toda a programação, o dia 29 será marcado pelo Show “Pop & Divas: Diversidades com Orgulho”, realizado em parceria com o Sarau do IFF. A apresentação acontecerá no Hall, também a partir das 14h30min.

Organizado pelo Núcleo de Gênero e Diversidade (Nugedis), o Mês do Orgulho LGBTQIA+ contou com atividades direcionadas ao público interno e externo, com o objetivo de combater o preconceito e apresentar o núcleo como um projeto institucionalizado, cujo compromisso é conscientizar estudantes, professores e servidores quanto ao respeito à diversidade de gênero e sexualidades.

“É apenas o começo de toda essa caminhada”, afirma Sarah Vervloet, coordenadora do Nugedis.

“É essencial que a comunidade compreenda a importância dessas ações, que podem prevenir as violências diversas para com meninas e mulheres, e a população LGBTQIA+. Falar sobre respeito, dignidade e direitos humanos é papel da escola”, explica a coordenadora do Nugedis, Sarah Vervloet. Entre as atividades realizadas até o momento, a programação contou com exibição dos filmes “Alice Jr.” e “Hoje eu quero voltar sozinho”, produções nacionais que embasaram ricas discussões posteriores. “Até a atriz de Alice Jr. interagiu conosco via redes sociais, entendendo o quão importante é seu filme ser transmitido no contexto escolar”, conta Sarah.

A programação também ofereceu uma oficina de ilustração, considerado pela coordenadora como um momento mais intimista para os participantes. Eles puderam aprender sobre os próprios processos de descoberta e de mudanças de si mesmos com relação ao mundo. O último encontro realizado até o momento foi a roda de conversa "Compartilhando e acolhendo experiências", que surpreendeu ao receber professores e pesquisadores no ensino de Matemática para dialogar sobre as questões relacionadas à luta LGBTQIA+.

“Nós aprendemos muito até aqui”, afirma Sarah, que possui boas expectativas para as últimas atividades do mês. “É apenas o começo de toda essa caminhada”, avalia. Ainda é possível se inscrever gratuitamente pelo site do evento, onde também estão disponíveis mais informações sobre a programação. Acesse.