CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Música, mímica, capoeira e visita ao campus marcam primeiro dia de aula

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 07/02/2018 09h50, última modificação 08/02/2018 14h26
Atrações de vários campi do IFFluminense participaram da programação do primeiro dia letivo de 2018.
Volta às Aulas no Campus Bom Jesus

Ano letivo teve início na última segunda-feira, dia 05 de janeiro.

Olhos curiosos, atentos e muito ansiosos. Essa era a expressão comum à maioria dos estudantes que chegaram pela primeira vez ao Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus nesta segunda-feira, dia 05 de fevereiro, para conhecerem os locais onde passarão boa parte dos próximos anos. Junto a eles, aqueles que já conhecem cada canto da instituição e orgulhosamente carregam os títulos de “veteranos” e “formandos”.

Todos os alunos foram recebidos pela equipe gestora, demais servidores e pelo Grêmio Estudantil do campus, em uma cerimônia realizada na quadra poliesportiva da instituição. O diretor Geral, Carlos Freitas, deu boas vindas a todos e aconselhou que aproveitem tudo o que a escola tem a oferecer. “Temos certeza que o IFF vai mudar a vida de cada um de vocês”, afirmou. A diretora de Assistência Integral na Formação do Estudante (Daife), Maria Márcia Ramos, também recepcionou os discentes e falou sobre os processos de assistência estudantil. Encerrando os discursos, a diretora de Ensino, Emilly Oliveira, estimulou os alunos a se empenharem para vencerem os novos desafios e obterem o máximo de aproveitamento nas disciplinas. “Vai valer a pena!”, incentivou.

As alunas Rebeca Fontoura, Maria Luíza Defante e Thainá Gaspar, instrumentistas de cordas, abrilhantaram a cerimônia com uma apresentação de violino. Concluindo a programação, um lanche de confraternização foi servido aos alunos, antes de seguirem para as demais atividades: os primeiros anos foram conduzidos por uma visita aos setores da instituição, enquanto os segundos e terceiros anos seguiram para as salas de aula.

As violinistas são estudantes do Campus Bom Jesus.
Elas tocaram Canon in D, de Johann Pachelbel.

Não sabia que o campus era tão grande assim”, maravilhou-se Bernardo Coelho, que ingressou no primeiro ano do curso técnico integrado em Agropecuária. “Quero ser zootecnista, então gostei muito dos setores produtivos”, disse. Para Bruno dos Passos, aluno do primeiro ano do curso técnico integrado em Informática, o maior desafio será vencer o despertador: “Acordar cedo é um pouco difícil, mas espero me adaptar bem”, confessa.

Do outro lado, na reta final, estão os alunos do curso técnico em Agroindústria (atual Alimentos) Allisonn Gabriel Gomes e José Guilherme Campos. Ansiosos pelos próximos passos, eles se orgulham pelos anos passados no IFF Bom Jesus. “A estrutura da escola só tem melhorado e, chegando ao terceiro ano, vemos o quanto a estrutura física e também os professores têm evoluído. O aluno tem ganhado mais voz, mais espaço, e isso é ótimo”, analisa Allisonn. Para eles, o momento é de decisão e, segundo José Guilherme, contar com a experiência dos docentes tem sido importante para o processo de escolha. “No primeiro dia eles já focaram muito nisso, compartilhando a experiência deles, a indecisão até descobrirem suas vocações. Dessa forma, nos ajudam a discernir o que queremos para nossas carreiras”.

AtraçõesA tarde foi de arte, cultura e lazer. O teatro mímico do Campus Campos Centro divertiu os estudantes pelos corredores e salas do novo prédio de aulas; no auditório, o Coro do IFF Macaé levou a plateia a acompanhá-los em músicas como “Mais uma vez”, de Renato Russo, e “Só os loucos sabem”, da banda Charlie Brown Jr. Uma roda de capoeira foi formada no hall do antigo bloco de ensino, sob a liderança do mestre André (conhecido como professor Marreta), divertindo alunos, servidores e capoeiristas que prestigiaram o evento.

Grupo se apresentou no evento de volta às aulas do Campus Bom Jesus.
Coro do IFF Macaé apresentou mais de 10 músicas.

À noite, discentes dos cursos concomitantes e superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) conheceram as coordenações, professores e obtiveram mais informações sobre os cursos. O palco livre deu oportunidade a quem quisesse mostrar seus talentos musicais, concluindo a noite com muita diversão em um sarau. O CTA está promovendo a Semana de Integração do curso, que vai até sexta-feira, dia 9, com palestras, mesas redondas e oficinas.

Mais fotos em nossa página no Facebook.