CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Capacitação

Palestras do 2º Seminário Se Atualiza, Cientista! estão disponíveis no IFF Tube do Campus Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 13/10/2021 15h50, última modificação 13/10/2021 16h16
Evento aconteceu nos dias 05, 06 e 07 de outubro, com transmissão ao vivo pelo canal do IFF Bom Jesus no Youtube.
Palestra de Abertura do 2º SSAC

Evento foi realizado inteiramente por meio on-line.

O 2º Seminário Se Atualiza, Cientista! (SSAC) recebeu palestrantes de vários estados brasileiros e promoveu discussões sobre diversas áreas do setor alimentício. Estudantes e profissionais tiveram a oportunidade de conhecer experiências de inovação, tecnologia, economia, superação, adaptação e muitos outros assuntos abordados durante as três noites de evento, que, além de gratuito, ofereceu certificação aos participantes inscritos e com presença registrada nas transmissões. Quem perdeu a chance de assistir ao vivo não precisa lamentar: todas as palestras estão disponíveis no IFF Tube do Campus Bom Jesus.

A abertura do 2º SSAC aconteceu na terça-feira, dia 05 de outubro, com as boas vindas da coordenadora do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) do IFF Bom Jesus, Ligia Portugal. “Nosso maior e principal objetivo é disseminar conhecimento e incentivar a atualização de profissionais e estudantes que atuam na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e áreas afins”, disse. Um vídeo de abertura foi exibido, com a participação musical do projeto Sarau do IFF e depoimentos dos organizadores. Entre eles, o diretor-geral do Campus Bom Jesus, Leandro Pereira, que parabenizou à equipe organizadora e destacou a importância de se reinventar em um mundo em constantes mudanças. “Mesmo estando nesse momento de pandemia, de isolamento, tenho certeza que a gente precisa sempre se reconstruir, se ressignificar, para que possamos aprender. Que possamos em breve estarmos juntos mais uma vez”, desejou.

A primeira Mesa Redonda do evento, intitulada “Inovações na indústria de alimentos”, foi mediada pelo reitor do Instituto Federal Fluminense, professor Jefferson Manhães de Azevedo, que lamentou o momento vivido em todo o mundo, caracterizado pela pandemia e suas repercussões, como a fome. “Esse evento vem nos despertar sobre como vamos colocar nossa inteligência, nossa capacidade, para modificar esta realidade. Como posso me engajar a partir do meu conhecimento, da minha formação, para ter uma produção de alimentos que possa dialogar com a sustentabilidade da vida? Esses são os desafios postos.”, ponderou.

Os palestrantes da noite foram o professor Dr. Antônio Fernandes de Carvalho (UFV), que falou sobre o setor lácteo no Brasil, as diversas áreas de atuação do projeto Inovaleite, e oportunidades e parcerias nacionais e internacionais entre instituições que contribuem para o crescimento e desenvolvimento do setor. A conversa contou também com a exposição do professor Dr. João Alvarez Peixoto (UERGS), que apresentou as possibilidades de uso da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) no processo produtivo para agregar valor a produtos, beneficiar produtores e consumidores. Supervisão da produção, logística, gestão de estoque, dados de produção, monitoramento, rastreabilidade, levantamento de informações para acompanhamento da produção e planejamento de estratégias para melhorá-la foram apenas algumas das iniciativas citadas pelo professor. O diálogo foi encerrado com um momento para perguntas dos participantes. Assista:

A segunda Mesa Redonda, realizada no dia 06, abordou o tema “Empreendimentos de Impacto Social e Ambiental”. Mediada pela coordenadora do Curso Técnico em Alimentos do IFF Bom Jesus, Juliana Vidigal, teve participação da professora Dra. Larissa Haddad (IFES) e do professor Eduardo Moreira (IFF). Larissa compartilhou a experiência da Associação de Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante, que obteve, em 2014, o registro de Indicação Geográfica pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Socol é um embutido de lombo suíno, envolto em peritônio de porco ou boi. A receita de origem italiana foi trazida para o Brasil por imigrantes e tornou-se característica da região de Venda Nova do Imigrante.

Em seguida, o professor Eduardo Moreira apresentou a Rede Sabores e Saúde, explicando o objetivo do projeto, suas ações, relação com a agroecologia e trabalho desenvolvido em parceria com os produtores rurais da região, promovendo, ainda, uma reflexão sobre o caráter político dos alimentos. Confira:

Encerrando a programação, na noite do dia 07 a estudante do CTA e presidente da AlQualis, Maria Barbatho, recebeu três convidados para discutir “Estratégias do Comércio de Alimentos na Pandemia”. Hiandra Pinheiro de Oliveira, líder de Execução e Trade no segmento Vizinhança da Ambev em Salvador (BA); Mariana Marques Corrêa, sócia proprietária da empresa Rotule Consultoria; e Saulo Escudini, ex-aluno do IFF Bom Jesus, sócio e responsável técnico pela Mais Sabor Produtos Alimentícios compartilharam experiências de adaptação e superação em seus respectivos setores de atuação durante a pandemia do novo coronavírus. Adequação sanitária, gestão de recursos, crise econômica, adaptação, inserção no mundo digital, problemas e oportunidades foram alguns temas abordados durante a conversa. Veja:

Mais informações estão disponíveis no site do 2º Se Atualiza, Cientista!