CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Pequizeiro

Professor do IFF Bom Jesus participará de live sobre “Ouro do Cerrado”

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 21/08/2020 12h48, última modificação 10/10/2023 12h23
Ernany Santos Costa é convidado do projeto Árvores da UENF para falar sobre seu projeto, desenvolvido no IFF Bom Jesus.
Ernany Santos Costa

Ernany compartilhará experiências por meio do Instagram do projeto Árvores da UENF.

O “Ouro do Cerrado”, como é conhecido o fruto do pequizeiro, é objeto de estudo do professor Ernany Santos Costa, do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, desde 2015. Aprendizados desses cinco anos de experiência serão compartilhados em uma transmissão ao vivo, realizada pelo projeto “Árvores da UENF: levantamento, identificação e divulgação”, da Universidade Estadual Norte Fluminense, na próxima quarta-feira, dia 26 de agosto, às 19h. A live acontecerá no perfil do projeto no Instagram.

Os trabalhos com a espécie começaram em 2015, com o projeto de extensão “Produção de mudas de pequizeiro (Caryocar brasiliense, Camb) para reflorestamento de propriedades rurais no noroeste fluminense”. Ernany conta que naquele momento havia a necessidade de orientar e incentivar os produtores a fazerem a adequação de suas propriedades ao novo código florestal, por meio do Cadastro Ambiental Rural. Nesse contexto, as mudas seriam oferecidas para plantio em áreas destinadas à reserva legal. “Essa espécie se desenvolve bem em solos pobres e produz frutos que podem ser utilizados na culinária”, afirma o professor.

No ano seguinte, foi montado um experimento para caracterização do desenvolvimento do pequizeiro na região. A área onde foram desenvolvidas as atividades se transformou em uma unidade demonstrativa, para que os produtores pudessem conhecer a espécie. Atualmente, as plantas estão com quatro anos de idade e a altura média, após as podas realizadas, é de quatro metros, com diâmetro do tronco de 11 centímetros. “Isso indica que elas apresentam um bom desenvolvimento na região, com grande potencial para utilização em áreas de reserva legal”, analisa Ernany.

Diferentes técnicas de quebra de dormência foram adotadas durante o preparo das mudas e, após o plantio, coletou-se os dados biométricos das árvores. Os resultados obtidos estão registrados no artigo “Germinação precoce de sementes de pequizeiro (Caryocar brasiliense Camb) e desempenho das mudas em pós-plantio”, que em breve será publicado em periódicos especializados.

Árvores da UENF – Ernany é convidado do projeto Árvores da UENF para falar sobre o potencial do pequizeiro para utilização em áreas de reserva legal, além de compartilhar os aprendizados e desafios encontrados ao longo dos cinco anos de estudo e experimentos com a espécie na região noroeste fluminense. Segundo Déborah Barroso, coordenadora do projeto Árvores da UENF, “os objetivos do projeto incluem despertar o olhar da população para o componente florestal que compõe nossos espaços, atendendo nossas demandas, direta ou indiretamente; e apresentar o potencial ambiental e econômico das árvores”.

Divulgação Live Projeto Pequizeiro